Brasil

IBGE identifica 60 mil casais gays no país

A maioria dos casais homoafetivos vivendo juntos no país é formada por católicos (47,4%) e mulheres (53%)


	Parada Gay de São Paulo: a maioria das uniões homossexuais está concentradas nos estados do Sudeste (52%)
 (Rogério Lacanna/Capricho)

Parada Gay de São Paulo: a maioria das uniões homossexuais está concentradas nos estados do Sudeste (52%) (Rogério Lacanna/Capricho)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2012 às 10h21.

Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 60 mil casais homoafetivos vivendo junto no país, a maioria formada por católicos (47,4%) e mulheres (53%). Os dados constam de pesquisa realizada com base no Censo 2010, divulgada hoje (17).

O número de casais corresponde ao total de domicílios onde os próprios moradores declararam viver uma união consensual desse tipo e equivale a 0,1% do total de moradias do país.

A maioria das uniões homossexuais - 99,6% - não é formalizada (com registro civil ou religioso) e está concentradas nos estados do Sudeste (52%), seguida pelos do Nordeste (20%), do Sul (13%), do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6%).

Do total de entrevistados morando com pessoa do mesmo sexo, 26% têm ensino superior e quase metade (47,4%) é católica, sendo que 25,8% declararam não ter religião. Entre os casais heterossexuais que vivem em união consensual, a maioria não tem religião.

A proporção de católicos e de sem religião na população é 64% e 8%, respectivamente. Em geral, os católicos e evangélicos são os que mais fazem casamentos religiosos entre a população

Acompanhe tudo sobre:Censo 2020EstatísticasFamíliaGaysIBGELGBTPreconceitos

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta