Brasil

IBGE: 7 de 10 áreas do varejo cresceram de 2004 a 2009

Órgão destaca que nunca tantas áreas cresceram de forma sucessiva por tanto anos seguidos

A área de supermercados é uma das que apresentaram crescimento no período

A área de supermercados é uma das que apresentaram crescimento no período

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 12h23.

Das dez atividades avaliadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal e Comércio (PMC), divulgada hoje, sete apresentaram taxas anuais positivas de volume de vendas entre 2004 e 2009. A informação é do economista da Coordenação de Serviços e Comércio do instituto, Nilo Lopes Macedo. "É um movimento interessante. Nunca tivemos uma trajetória assim, de resultados positivos sucessivos, nesta quantidade de atividades", avaliou o especialista.

As atividades que apresentam este saldo positivo, desde 2004, são hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; veículos, motos, partes e peças; e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Macedo lembrou que o IBGE não faz projeções, por isso, não é possível afirmar que o ano de 2010 fechará com resultados anuais positivos também em sete atividades, das dez analisadas pelo IBGE. Ele apenas acrescentou que as três atividades que não contaram com taxas anuais positivas sucessivas na variação de volume de vendas, desde 2004, foram tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; e material de construção.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércioCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEstatísticasIBGEVarejo

Mais de Brasil

USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas do conhecimento

Bolsonaro cogita Michelle como candidata à Presidência desde que seja nomeado para a Casa Civil

Polícia Civil descobre 'Central do golpe do SMS' dentro de apartamento em São Paulo

Brasil espera número recorde de voos da Espanha, que já responde por 13% do volume europeu