Brasil

Hydro lançava rejeitos por "duto clandestino" em nascentes no PA

A empresa admitiu, por meio de nota, a existência do duto encontrado pelos pesquisadores

Hydro: (Divulgação/Divulgação)

Hydro: (Divulgação/Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 24 de fevereiro de 2018 às 14h44.

São Paulo - O laudo do Instituto Evandro Chagas que apontou vazamentos em barragem da empresa de mineração Hydro Alunorte, no município de Barcarena (Pará), também revelou que a empresa usou uma "tubulação clandestina de lançamento de efluentes não tratados" em nascentes do Rio Muripi.

Segundo reportagem da BBC Brasil, a empresa admitiu, por meio de nota, a existência do duto encontrado pelos pesquisadores. A multinacional norueguesa afirmou que está fazendo uma investigação "para identificar a origem e natureza do material, bem como realizando a imediata vedação desta tubulação."

Após a divulgação do laudo na quinta-feira, o Ministério Público do Pará afirmou que o depósito da Hydro opera sem licença ambiental de operação e recomendou a suspensão de atividades na bacia.

Em 17 de fevereiro, após fortes chuvas na região de Barcarena, rejeitos contaminados da extração de bauxita transbordaram e atingiram comunidades do município. O ocorrido foi denunciado por moradores e depois apurado pelo Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde.

Dentre as recomendações do Ministério Público à companhia também estão a retirada imediata da tubulação identificada, a execução de um plano de contingenciamento, inclusive com o fornecimento de água potável às comunidades afetadas, além da tomada de providências imediatas para identificar, recompor e compensar os danos ocasionados às comunidades e ao ambiente.

Acompanhe tudo sobre:MineraçãoMineradorasPará

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR