Brasil

Humorista americano satiriza protestos no Brasil

"Amigos, eu não ligo: isso é Brasil – o lugar mais feliz da Terra", debocha Stephen Colbert em quadro do programa Comedy Central


	Humorista cita Pelé, Carmem Miranda e Cristo Redentor para tentar explicar manifestações
 (Reprodução/Youtube)

Humorista cita Pelé, Carmem Miranda e Cristo Redentor para tentar explicar manifestações (Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2013 às 15h10.

São Paulo - Os protestos no Brasil viraram piada nos Estados Unidos. As manifestações foram abordadas no The Colbert Report, esquete comandada por Stephen Colbert no programa de humor Comedy Central. A atração tratou dos acontecimentos dos últimos dias com imagens das passeatas e comentários ácidos.

Com formato de telejornal americano, o quadro noticia distúrbios no país da América do Sul – o que gera a indignação do âncora do noticiário fictício. "Amigos, eu não ligo: isso é Brasil – o lugar mais feliz da Terra. A única coisa que irrita os brasileiros são seus pelos pubianos", afirma Colbert – fazendo referência à depilação brasileira, sucesso nos EUA.

"O que será que deixou os brasileiros nervosos? Foi o Pelé que pôs um chapéu de Carmem Miranda no Cristo Redentor? Porque isso é tudo que eu sei sobre o Brasil", provocou o humorista – antes de mostrar imagens da Assembleia Legislativa do Rio em chamas. 

Um dos pontos altos do vídeo é a participação do correspondente latino fictício da atração, Estevão Colberto (também interpretado por Stephen Colbert). Cercado por duas dançarinas num cenário multicolorido, o jornalista mexicano desdenha da situação no Brasil ao som de uma salsa rebolativa.

Larry Rohter

Na parte do final do vídeo, Colbert entrevista Larry Rohter – correspondente do New York Times no Brasil até 2004, quando se envolveu numa polêmica ao tratar do gosto por bebidas alcóolicas do então presidente Lula num artigo para o jornal.

"Nas últimas duas décadas, o Brasil cresceu enormemente", afirma Rohter - que destaca que o país é hoje a sexta economia do mundo e que 50 milhões de pessoas entraram na classe média nos últimos anos. "Então, você acha que não temos manifestações aqui nos EUA porque nos livramos da nossa classe média?", pergunta Colbert – fazendo alusões à crise na qual o país se encontra mergulhado desde o fim de 2008.

Esse não é o primeiro vídeo de humor que aborda a maior onda de protestos no Brasil dos últimos 20 anos. Uma animação chinesa divulgada recentemente na internet explica as manifestações retratanto policiais como gorilas e obras do governo como elefantes brancos. Além disso, o Porta dos Fundos (canal de vídeos no youtube) também produziu um vídeo repoduzindo uma reunião de governo fictícia em que a presidente pede a seus aliados que parem de roubar. O conteúdo já alcançou mais de 3,5 milhões de exibições.

Assista aqui ao  "Colbert Report" sobre os protestos no Brasil, exibido no programa "Comedy Central". O vídeo está em inglês, mas tem legendas em português:

//www.youtube.com/embed/WtYSS0F1XoM

Veja também "Protestos Brasil", animação chinesa sobre as manifestações disponibilizada no youtube pelo canal NMA (legendas em inglês):

//www.youtube.com/embed/L1NcCGUKz7A

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)HumoristasPaíses ricosProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia