Brasil

Humberto Costa assume liderança do governo no Senado

O senador é o atual líder do PT na Casa, mas a bancada do partido deve eleger outro senador para o cargo


	Humberto Costa: O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha do senador
 (Moreira Mariz/Agência Senado)

Humberto Costa: O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha do senador (Moreira Mariz/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 18h51.

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido novo líder do governo no Senado, posto ocupado até novembro pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso pela operação Lava Jato e que foi solto na semana passada, informou uma fonte petista nesta quarta-feira.

Costa é o atual líder do PT no Senado, mas a bancada do partido deve eleger outro senador para o cargo. O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha de Costa, segundo a fonte.

A liderança do governo da presidente Dilma Rousseff na Casa vinha sendo exercida interinamente pelos quatro vice-líderes do Palácio do Planalto no Senado - Paulo Rocha (PT-PA), Wellington Fagundes (PR-MT), Telmário Mota (PDT-RR) e Hélio José (PSD-DF) - desde novembro, quando Delcídio foi preso acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

O ex-líder governista foi solto na semana passada e, na terça-feira, pediu licença médica de 15 dias ao Senado.

Costa, 58, assumiu a cadeira de senador em 2011 e foi líder da bancada do PT no ano passado.

Médico e jornalista, o parlamentar foi ministro da Saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2005. Em 2006, disputou sem sucesso a eleição para governador de Pernambuco.

O parlamentar também já foi deputado federal e vereador pela cidade de Recife.

No novo cargo, Costa terá o desafio de aprovar no Senado matérias consideradas prioritárias pelo Planalto, como a recriação da CPMF e uma reforma da Previdência, que deve ser alvo de uma proposta a ser enviada pelo governo ao Congresso.

Acompanhe tudo sobre:Delcídio do AmaralGovernoPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta