Brasil

Humberto Costa assume liderança do governo no Senado

O senador é o atual líder do PT na Casa, mas a bancada do partido deve eleger outro senador para o cargo


	Humberto Costa: O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha do senador
 (Moreira Mariz/Agência Senado)

Humberto Costa: O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha do senador (Moreira Mariz/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 18h51.

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido novo líder do governo no Senado, posto ocupado até novembro pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso pela operação Lava Jato e que foi solto na semana passada, informou uma fonte petista nesta quarta-feira.

Costa é o atual líder do PT no Senado, mas a bancada do partido deve eleger outro senador para o cargo. O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha de Costa, segundo a fonte.

A liderança do governo da presidente Dilma Rousseff na Casa vinha sendo exercida interinamente pelos quatro vice-líderes do Palácio do Planalto no Senado - Paulo Rocha (PT-PA), Wellington Fagundes (PR-MT), Telmário Mota (PDT-RR) e Hélio José (PSD-DF) - desde novembro, quando Delcídio foi preso acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

O ex-líder governista foi solto na semana passada e, na terça-feira, pediu licença médica de 15 dias ao Senado.

Costa, 58, assumiu a cadeira de senador em 2011 e foi líder da bancada do PT no ano passado.

Médico e jornalista, o parlamentar foi ministro da Saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2005. Em 2006, disputou sem sucesso a eleição para governador de Pernambuco.

O parlamentar também já foi deputado federal e vereador pela cidade de Recife.

No novo cargo, Costa terá o desafio de aprovar no Senado matérias consideradas prioritárias pelo Planalto, como a recriação da CPMF e uma reforma da Previdência, que deve ser alvo de uma proposta a ser enviada pelo governo ao Congresso.

Acompanhe tudo sobre:Delcídio do AmaralGovernoPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

CPI das Bets aprova convocação de Gusttavo Lima e convite a Felipe Neto

Alexandre de Moraes manda para PGR e tira sigilo de relatório da PF que indiciou Bolsonaro

Aneel libera bônus de R$ 1,3 bi de Itaipu para aliviar contas de luz em janeiro de 2025

PF realiza nova operação para apurar suposta venda de decisões judiciais