Brasil

Horário eleitoral pesou, diz especialista após Datafolha

Os ataques de Aécio e Dilma a Marina Silva afetaram a imagem da ex-senadora perante o eleitor, segundo cientista político


	Marina: a candidata perdeu sua vantagem no segundo turno
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Marina: a candidata perdeu sua vantagem no segundo turno (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 21h53.

São Paulo - Os ataques de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) a Marina Silva (PSB) no horário eleitoral afetaram a imagem da ex-senadora perante o eleitor e esse impacto foi mostrado na pesquisa Datafolha de hoje, disse a cientista política Silvana Krause, professora do curso de pós-graduação da UFRGS. 

O levantamento apontou que Marina perdeu sua vantagem no segundo turno e agora está tecnicamente empatada com Dilma.

"A capacidade de desmistificação de uma candidatura que cresce rapidamente é grande", avaliou Silvana, referindo-se a Marina.

"Nos últimos dois, três dias, essa estratégia está surtindo efeito, de desmistificar esse novo. Que novo é esse?", questionou. Segundo ela, o eleitor provavelmente está percebendo que "esse novo" não é tão diferente assim.

A professora avaliou que as denúncias envolvendo a Petrobras ainda estão muito recentes e podem chamar mais a atenção do eleitor nos próximos dias, mas ela aposta que o tema corrupção já está bastante esgotado entre o eleitorado. 

"Não vai ser esse o ponto mais decisivo", ressaltou, argumentando que o eleitor tem dificuldades para fazer uma avaliação mais criteriosa diante de uma "avalanche de denúncias". 

Silvana destacou ainda que mais de 70% do eleitorado não desaprova o governo Dilma e isso é uma vantagem para a petista.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCelebridadesEleiçõesMarina SilvaEleições 2014

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas