Relógio deve ser atrasado em uma hora (Arquivo/Agência Brasil)
Karla Mamona
Publicado em 21 de fevereiro de 2015 às 08h13.
São Paulo - O horário de verão termina à meia-noite de sábado para domingo. Com isso, os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem alterar os ponteiros dos seus relógios, atrasando-os em uma hora.
Um balanço preliminar do Ministério de Minas e Energia aponta que houve uma redução total 0,5% no consumo total de energia.
O ministério estima também que houve um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de cerca de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.
O governo avaliou a possibilidade de ampliar o horário de verão este ano devido ao baixo nível dos reservatórios, mas decidiu em manter o tempo estabelecido por lei.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso mais consciente da energia elétrica.
Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração nas regiões subtropicais, por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Com o adiantamento de uma hora nos relógios, há uma redução na demanda máxima de energia elétrica durante o período de ponta de carga (período em que ocorre a maior demanda entre 18h e 21 h) do sistema elétrico brasileiro.