Brasil

Homicídios no Rio tiveram redução de 9,2% em fevereiro, diz ISP

Foram registrando 561 casos no mês frente a 618 ocorrências no mesmo período do ano passado, segundo o Instituto de Segurança Pública fluminense

Mortes violentas: 19 casos são registrados por dia no estado, de acordo com o ISP (Ricardo Moraes/Reuters)

Mortes violentas: 19 casos são registrados por dia no estado, de acordo com o ISP (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de abril de 2018 às 19h19.

O número de homicídios no estado do Rio caiu 9,2% no mês de fevereiro, registrando 561 casos, comparado ao mesmo período do ano passado, que teve 618 casos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2), pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Seseg).

Embora tenha havido uma melhora neste item, o número ainda é alto, indicando que houve 19 mortes violentas por dia no estado. Em fevereiro deste ano, foram 437 casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), 21 latrocínios seguidos de morte, 3 lesões corporais seguidas de morte e 100 mortes em operações policiais. Este último item registrou alta de 17,6% em relação a fevereiro de 2017, quando ocorreram 85 mortes em operações policiais.

Roubos

O relatório do ISP faz ressalva referente ao registro de crimes contra o patrimônio ocorridos no período de janeiro a abril de 2017, quando ocorreu paralisação nas atividades de várias delegacias, período em que só eram registrados casos de crimes contra a vida e roubo de carros.

Neste sentido, o ISP diz que não se deve comparar, por exemplo, o número de roubos de rua deste ano com o do ano passado, a fim de não haver distorções. Em fevereiro último, houve 10.451 roubos de rua, que englobam roubo a transeunte, de aparelho celular e em transporte coletivo. O total significa que os moradores e turistas em todo o estado do Rio foram vítimas de roubo 373 vezes por dia, ou 15 roubos por hora, o que dá um roubo a cada quatro minutos.

As informações completas podem ser acessadas na página do ISP na internet (www.isp.rj.gov.br).

 

Acompanhe tudo sobre:MortesRio de JaneiroViolência urbana

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso