Brasil

Homicídios caiem 21% no Estado de SP, anuncia governo

A marca é a menor taxa da série histórica paulista, que tem início em 2001


	Homicídios: houve queda em todos os índices de criminalidade, com exceção da Grande São Paulo, que registrou aumento de 7,73%
 (Fergregory/Thinkstock/Thinkstock)

Homicídios: houve queda em todos os índices de criminalidade, com exceção da Grande São Paulo, que registrou aumento de 7,73% (Fergregory/Thinkstock/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 17h23.

São Paulo - A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 25, que o Estado de São Paulo atingiu novo recorde e apresentou taxa de homicídios dolosos (com intenção de matar) de 8,48 ocorrências por 100 mil habitantes.

A marca é a menor taxa da série histórica paulista, que tem início em 2001. Houve recuo de 21,18% nos homicídios dolosos em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Nesta quinta, a pasta divulgou índices do Estado, além de números do interior e da Grande São Paulo.

Em todo o Estado, houve queda no número de vítimas de homicídios dolosos (21,68%), latrocínios (18,18%), vítimas de latrocínio (17,65%), roubos e outros (0,72%), roubo a banco (47,06%), roubo a carga (10,74%), roubo a veículo (13,5%), estupro (4,59%), furtos e outros (1,15%), furtos a veículos (6,36%).

Segundo a SSP, houve queda em todos os índices de criminalidade, com exceção da Grande São Paulo, que registrou aumento de 7,73% no número de roubos.

Foram 6.340 ocorrências em janeiro deste ano, contra 5.885 no mesmo período de 2015.

Sigilo

A redução das estatísticas criminais ocorre em meio a ações da gestão Alckmin que restringiram o acesso a pedidos feitos por meio da Lei de Acesso à Informação a dados de boletins de ocorrência.

O governo alega a necessidade de preservar "dados pessoais" de vítimas e testemunhas.

O governo recuou, na semana passada, revogando a regra em alguns pontos e destacando análise caso a caso - mas manteve restrição a dados que contenham informações pessoais dos cidadãos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrimeHomicídiosMetrópoles globaisSão Paulo capitalViolência urbana

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026