Brasil

Hidrelétrica de Estreito passa por reparos após blecaute impactar máquinas

Usina passou a operar parcialmente após oscilação no sistema elétrico causado por blecaute de 21 de março no Norte e no Nordeste

Produção elétrica: duas das oito turbinas da Usina de Estreito retomaram operação (Santo Antonio/Divulgação)

Produção elétrica: duas das oito turbinas da Usina de Estreito retomaram operação (Santo Antonio/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 18 de abril de 2018 às 18h56.

A hidrelétrica de Estreito, entre o Maranhão e o Tocantins, tem passado por reparos em turbinas após um enorme blecaute que atingiu principalmente o Norte e o Nordeste do país em 21 de março impactar unidades geradoras do empreendimento.

A usina foi desligada em função do incidente, que provocou uma grande oscilação no sistema elétrico, mas duas de suas oito turbinas já retomaram a operação, informou em nota a Engie Brasil Energia, majoritária no empreendimento.

"A usina foi, portanto, impactada por uma causa externa, mas não correu nem corre riscos e suas estruturas não foram afetadas", disse a Engie.

Com cerca de 1 gigawatt em capacidade instalada, a hidrelétrica de Estreito tem como principal acionista a Engie, com 40,07 por cento. Também são sócios Vale (30 por cento), Alcoa (25,49 por cento) e InterCement (4,44 por cento).

"Graças ao trabalho dedicado das equipes de manutenção e engenharia da usina, duas turbinas já estão de volta à operação. As outras deverão voltar a operar entre abril e maio, antecipando os prazos previstos", disse a Engie.

O blecaute no dia 21 de março foi o maior já registrado no Brasil desde 2009. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que o incidente teve início com uma falha humana no ajuste de um disjuntor em um linhão de transmissão que carrega a energia da hidrelétrica de Belo Monte do Norte ao Sudeste do país.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaHidrelétricasMaranhãoTocantins

Mais de Brasil

Ministério da Gestão convoca reunião para discutir publicidade de convênios do governo federal

'Não vamos tolerar excessos', diz Tarcísio, após casos de violência da PM

Câmara instala comissão para analisar projeto que regulamenta Inteligência Artificial no Brasil

Cleitinho diz que errou ao pedir mensagem da influenciadora Virgínia para a filha