Brasil

Hidrelétrica de Belo Monte tem autorização para operação de nova turbina

Após investimentos de mais de 35 bilhões de reais, a construção da usina deve ser concluída até novembro deste ano, segundo projeção da Eletrobras

Belo Monte: hidrelétrica já é desde junho a maior unicamente brasileira em operação comercial (Luciana Whitaker/Pulsar Imagens/Divulgação)

Belo Monte: hidrelétrica já é desde junho a maior unicamente brasileira em operação comercial (Luciana Whitaker/Pulsar Imagens/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 21 de agosto de 2019 às 10h03.

São Paulo — A usina de Belo Monte, no Pará, recebeu autorização para iniciar a operação de mais uma turbina, aumentando a contribuição para o sistema elétrico do empreendimento, que já é desde junho a maior hidrelétrica unicamente brasileira em operação comercial.

Segundo despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Diário Oficial da União, foi liberada nesta quarta-feira a geração em caráter comercial da 15ª máquina da casa de força principal da usina no rio Xingu.

Com a nova turbina, de 611 megawatts, a usina passa a operar com capacidade instalada de 9,4 gigawatts.

A maior hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu, com 14 gigawatts, um empreendimento binacional com o Paraguai, que na prática divide sua capacidade entre os países.

Antes do avanço das obras de Belo Monte, a liderança entre as usinas totalmente brasileiras era de Tucuruí, hidrelétrica também no Pará com 8,37 gigawatts em capacidade.

Belo Monte é controlada pela Norte Energia, um grupo liderado por empresas da estatal Eletrobras, com quase 50% de participação, que ainda tem como acionistas as elétricas Neoenergia, Cemig e Light, além da mineradora Vale e de fundos de pensão.

Após investimentos de mais de 35 bilhões de reais, a construção da usina deve ser concluída até novembro deste ano, segundo projeção recente da Eletrobras.

O leilão da concessão para a construção de Belo Monte ocorreu em 2010, após inúmeras disputas sobre a implementação do projeto, que começou a ser discutido ainda em meados dos anos 70.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteHidrelétricas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP