Brasil

Hemorio tem queda de mais de 60% nas doações em dois meses

Para tentar restabelecer a normalidade dos estoques, o Hemorio promove hoje (28) no bairro de Guadalupe uma campanha para conscientizar a população sobre o assunto

Entre as recomendações para os doadores estão repousar no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e não fumar (Stock.Xchange)

Entre as recomendações para os doadores estão repousar no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e não fumar (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 14h57.

Rio de Janeiro – O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) registrou queda de mais 60% nas doações de sangue nos últimos dois meses. A redução dos estoques pode prejudicar o atendimento às emergências hospitalares, as cirurgias e o tratamento de doenças crônicas. De acordo com a coordenadora do Hemorio, Janine Cardoso, a falta do hábito de doar sangue é a principal causa da redução do estoque do órgão.

“O brasileiro não tem o hábito da doação de sangue. Por isso estamos fazendo campanhas para mostrar às pessoas [a importância das doações] e criar um envolvimento”, disse a coordenadora. Para tentar restabelecer a normalidade dos estoques, o Hemorio promove hoje (28) no bairro de Guadalupe, zona norte da capital fluminense, uma campanha para conscientizar a população sobre o assunto.

Os interessados em doar sangue devem se encaminhar, até as 16h, ao posto montado na Avenida Brasil, n° 22.155, estacionamento do Shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe, na zona norte.

A expectativa é que cerca de 80 bolsas de sangue sejam coletadas no local. A ação, que é itinerante, vem sendo realizada desde o início do ano e atende também a cidades da região metropolitana.

Janine Cardoso lembra que tanto a chegada do inverno quanto as férias do meio do ano podem influenciar os estoques do banco de sangue do Hemorio.

Entre as recomendações para os doadores estão repousar no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e não fumar, além de evitar alimentos gordurosos em um período de 4 horas. Pessoas acima de 50 quilos e com idade entre 16 (com autorização do responsável) e 68 anos e que estejam bem de saúde estão aptos a doar sangue.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDoaçõesMetrópoles globaisRio de JaneiroSaúdeSetor de saúde

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua