Brasil

Hemocentro de SP está com estoque de sangue em estado crítico

O estoque de três tipos de sangue está em estado crítico: O positivo, O negativo e B negativo

 (iStock/Thinkstock)

(iStock/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 28 de dezembro de 2019 às 11h46.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo está com o estoque de três tipos de sangue em estado crítico: O positivo, O negativo e B negativo. O tipo A negativo está em nível de alerta. Os demais A positivo, B positivo, AB positivo e AB negativo estão com níveis estáveis.

"Nós vamos ter três dias de estoque para esse sangue [que está em nível crítico]. Os doadores desses tipos precisam aparecer para gente repor o estoque, que tem duração de pouco tempo. Nessa época do ano é ruim porque as pessoas acabam viajando, ficando preocupadas com outros assuntos, e a gente acaba não tendo um movimento bom de doadores de sangue", destaca a médica hematologista da fundação, Renata Paula Panzani de Moraes Barros.

Para fazer a doação de sangue, o doador deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente.

Na capital paulista, o Hemocentro tem cinco pontos de coleta: Posto Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155; Posto Dante Pazzanese, na avenida Dr. Dante Pazzanese, 500; Posto Regional de Osasco, na rua Ari Barroso, 355; Posto Barueri, na rua Angela Mirella, 354; e Posto Mandaqui, na rua Voluntários da Pátria, 4227.

Respostas a dúvidas sobre a doação e os horários específicos de funcionamento de cada posto podem ser obtidos pelo Alô Pró Sangue (11) 4573-7800. Uma lista com motivos que impedem a doação pode ser vista no site da Pro Sangue e no site do Ministério da Saúde.

Acompanhe tudo sobre:Doaçõessao-paulo

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso