Brasil

Hemocentro alerta para doação de sangue no carnaval

Hemocentro da Unifesp faz um alerta para que as pessoas doem sangue hoje para abastecer o Hospital São Paulo e os bancos de outros hospitais


	Doação de sangue: durante o período que antecede o carnaval as doações de sangue normalmente caem até 50%
 (Agência Brasil)

Doação de sangue: durante o período que antecede o carnaval as doações de sangue normalmente caem até 50% (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 11h12.

São Paulo - O Hemocentro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) faz um alerta para que as pessoas doem sangue hoje (28) para abastecer o Hospital São Paulo e os bancos de outros hospitais da zona sul da capital paulista.

Segundo a responsável pelo Hemocentro, Maria Angélica de Camargo Soares, durante o período que antecede o carnaval as doações de sangue normalmente caem até 50%.

Maria Angélica explica que as doações precisam ser feitas antes do feriadão porque todo o sangue passa por exames e só é disponibilizado para uso no dia seguinte. “O sangue passa por exames de tipagem, HIV, hepatite B e C, Doença de Chagas, sífilis, HPLV”.

De acordo com Maria Angélica, os tipos negativos e O são os mais raros e precisam ter estoques altos devido aos tratamentos rotineiros e ao aumento no número os acidentes. “Como as pessoas viajam mais há aumento de acidentes e muitas vezes é preciso mais de uma bolsa de sangue em determinadas cirurgias. Nesta época geralmente trabalhamos no limite do estoque”.

Podem doar sangue indivíduos com idade entre 16 a 69 anos, que tenham mais de 50 quilos e sejam saudáveis, sem antecedentes de risco para a transmissão de doenças como hepatites e aids.

Para doar basta ir ao Hemocentro, localizado na Rua Diogo de Faria, 824, esquina com a Rua dos Otonis, na Vila Clementino, com um documento com foto. Não pode estar em jejum.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h. Não haverá funcionamento nos dias 3 e 4 de março.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalHospitaisSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais