Brasil

HC individualiza tratamento de transplantados de rim

Com investimento de US$ 300 mil, hospital inaugura Centro de Monitorização de Imunossupressores Pós-Transplante Renal


	Hospital das Clínicas: unidade deve aumentar em 50% a capacidade de processamento dos exames
 (Antônio Milena/EXAME.com/Site Exame)

Hospital das Clínicas: unidade deve aumentar em 50% a capacidade de processamento dos exames (Antônio Milena/EXAME.com/Site Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 13h07.

São Paulo - Começou a funcionar nesta sexta-feira no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, o primeiro Centro de Monitorização de Imunossupressores Pós-Transplante Renal da rede pública do país. Com investimento de US$ 300 mil, a unidade deve aumentar em 50% a capacidade de processamento dos exames. 

A secretaria informou que o centro vai monitorar de forma mais precisa os medicamentos imunossupressores, usados para evitar rejeição, dos pacientes transplantados atendidos pelo Serviço de Transplante Renal do HC. Com a utilização da tecnologia da espectrometria de massas, introduzida para a dosagem de imunossupressores, será possível que o médico tenha maior segurança na tomada de decisões e acompanhamento do paciente transplantado pela sensibilidade e especificidade metodológica.

Com o novo equipamento, o Serviço de Bioquímica Clínica será capaz de analisar simultaneamente até cinco medicamentos imunossupressores utilizados pelos transplantados, identificar se as dosagens das drogas administradas são apropriadas para prevenir a rejeição do órgão e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos tóxicos. A partir dos resultados, o médico consegue precisar as doses terapêuticas de cada fármaco, respeitando os ajustes individuais.

O Serviço de Transplante Renal realiza, em média, 24 transplantes renais por mês e presta 1.300 atendimentos ambulatoriais. Nos últimos nove meses, foram 216 transplantes e 11.700 atendimentos.

Acompanhe tudo sobre:Hospital das ClínicasSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas