Brasil

Hans Donner se une a empresário em plano educacional

Designer foi chamado para projetar o logo e o prédio que servirá de plataforma para a SOL 111


	Sala de aula: SOL 111, que segundo Ricardo Bellino, será uma escola que vai revolucionar o ensino, trocando a teoria das salas de aula pela prática
 (Getty Images)

Sala de aula: SOL 111, que segundo Ricardo Bellino, será uma escola que vai revolucionar o ensino, trocando a teoria das salas de aula pela prática (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2013 às 16h20.

São Paulo - Uma pesquisa da Chicago University Research revela que apenas 6,3% do que é ensinado nas escolas tradicionais é retido pelos alunos. Com base na constatação de que a totalidade do que é ensinado, ou seja 93,7%, não é aproveitado e que é preciso criar novos meios de aprimorar a área básica para o desenvolvimento de qualquer nação, a Educação, o empreendedor brasileiro Ricardo Bellino convidou um dos designers de televisão mais famosos do mundo, o austríaco naturalizado brasileiro Hans Donner, para projetar o logo e o prédio que servirá de plataforma para a escola que pretende revolucionar o ensino, denominada o SOL 111.

Bellino lembra que o Brasil é a 6ª economia mundial, mas ocupa apenas a 60ª colocação quando se refere à economia digital. "Essa baixa performance é atribuída ao fato de que o sistema educacional brasileiro é incapaz de formar e treinar os profissionais solicitados pelas empresas. Por outro lado, os empregos de amanhã vão demandar excelência em tecnologia digital, design e inovação", destaca.

Como resposta a este desafio, nasceu o SOL 111, que segundo o empresário, será uma escola que vai revolucionar o ensino, trocando a teoria das salas de aula pela prática e experiências vivenciadas na vida real. "O foco da escola será a formação de novas lideranças, com ênfase na construção de heróis empreendedores do mundo da inovação. Aprender fazendo é a sua marca registrada, marca criada pela gênio do design Hans Donner", complementa Bellino.

"Muito se tem falado em legado nesta chamada década de ouro do Brasil. Mas acho que a maior herança que podemos deixar para as próximas gerações é um novo modelo de ensino baseado no 'aprender fazendo' que seja uma alternativa real para os jovens deste País", destaca Hans Donner, que há mais de 30 anos criou a imagem gráfica da TV Globo e revolucionou este setor.

Foi pelas mãos criativas de Hans Donner que nasceu a marca mítica da TV Globo e suas mágicas vinhetas e aberturas. A Donner também foi dado, pelo fundador do SOL 111, o desafio de projetar o prédio que vai servir de plataforma de lançamento das ideias "que deverão revolucionar o Brasil e o mundo nos próximos anos", avalia Bellino. A inspiração que sai da prancheta de Donner veio de seu projeto Timension, que dá uma nova dimensão do tempo: http://files.net-fs.com/2378190/show/1/we/index.htm.

Bellino e Donner avaliam, neste momento, a melhor localização para a implantação da sede do SOL 111, considerando, entre outros fatores, a facilidade de acesso. "O projeto tem potencial para mudar a cara do sistema de ensino, não só no Brasil, mas em vários países do mundo", destaca o empresário.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEscolasEstratégiagestao-de-negociosSetor de educação

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto