Brasil

Haddad anuncia Tatiana Rosito para Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda

Futuro ministro também anunciou Fernanda Santiago, servidora de carreira da PGFN, que será assessora especial de assuntos jurídicos do ministério

Fernando Haddad anunciou nesta quarta-feira, 28, dois novos nomes de sua equipe na pasta (José Cruz/Agência Brasil)

Fernando Haddad anunciou nesta quarta-feira, 28, dois novos nomes de sua equipe na pasta (José Cruz/Agência Brasil)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 14h28.

Última atualização em 28 de dezembro de 2022 às 15h10.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira, 28, dois novos nomes de sua equipe na pasta. São elas: Tatiana Rosito, que comandará a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, e Fernanda Santiago, servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que será assessora especial de assuntos jurídicos do ministério.

Elas se juntarão a nomes já anunciados até agora como Marcos Barbosa Pinto (Reformas Econômicas), ex-BNDES e que atuava na iniciativa privada, Guilherme Mello (Política Econômica), professor da Unicamp e economista do PT, além de dois indicados oriundos da gestão de Haddad em São Paulo, Rogério Ceron (Tesouro), Robinson Barreirinhas (Receita Federal), Bernard Appy (Secretaria especial para reforma tributária).

Rosito e Santiago são servidoras públicas de carreira e, segundo Haddad, foram recomendadas pelos órgãos em que trabalham. "Consultamos as áreas afeitas às funções que elas vão exercer", disse o futuro ministro, em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, em Brasília.

Quem é Tatiana Rosito

A economista Tatiana Rosito, de 50 anos, é funcionária pública do Itamaraty desde 1994 e tem um extenso currículo na área de assuntos internacionais. A experiência da servidora nas relações econômicas entre o Brasil e a China é um dos fatores que levaram Haddad a escolhê-la para assumir a Assessoria de Assuntos Internacionais.

Rosito passou os últimos anos na China, em cargos-chave na representação da Petrobras no país. Foi representante-chefe da empresa na China e gerente-geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia, entre 2017 e 2019. A servidora faz parte do Comitê Consultivo do Conselho Empresarial Brasil-China desde 2015 e, em 2017, fundou o Grupo de Análise sobre China no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Formada em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rosito é mestre em desenvolvimento econômico pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Já foi professora de economia internacional no Centro Universitário de Brasília (Ceub).

Quem é Fernanda Santiago

Servidora pública federal desde 2003, Fernanda Santiago atualmente é procuradora da Fazenda Nacional. Atuou na gestão Dívida Ativa, no contencioso tributário de massa e estratégico. É formada em direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em direito público e do Estado.

Santiago cursa mestrado em direitos humanos na Universidade de São Paulo (USP). Fundou o grupo não institucional "PFNs de todas as cores", que reflete sobre a falta de diversidade na PGFN. Em 2022, foi eleita representante da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU).

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadItamaratyMinistério da Fazenda

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe