Brasil

Haddad adverte que trânsito para carros vai piorar

O prefeito afirmou durante inauguração da faixa exclusiva de ônibus da Marginal Pinheiros que a situação para motoristas vai piorar em nome da melhoria do transporte público


	Fernando Haddad: "Para o carro, vai piorar e para o ônibus, vai melhorar. Então, o pessoal vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem", afirmou o prefeito
 (Marcelo Camargo/ABr)

Fernando Haddad: "Para o carro, vai piorar e para o ônibus, vai melhorar. Então, o pessoal vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem", afirmou o prefeito (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2013 às 11h22.

São Paulo - Durante vistoria de inauguração da faixa exclusiva de ônibus da Marginal do Pinheiros na manhã desta segunda-feira, 1, o prefeito Fernando Haddad (PT) admitiu que a situação para motoristas vai piorar em nome da melhoria do transporte público. A expectativa da Prefeitura é que a velocidade média dos ônibus passe de 14 km/h para 25 km/h.

"Para o carro, vai piorar e para o ônibus, vai melhorar. Então, o pessoal vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem", afirmou o prefeito. Haddad ainda reafirmou que todas as grandes avenidas da cidade contarão com o mesmo tipo de espaço reservado para o transporte coletivo.

"Onde quer que tenha três faixas, a ideia é segregar uma para ônibus. Não é justo que o transporte de dois terços dos trabalhadores não tenha pelo menos um terço das faixas disponíveis", disse.

As faixas na Marginal do Pinheiros vão funcionar das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. O trecho inaugurado nesta segunda fica na Avenida das Nações Unidas, entre a Rua Professor Leme da Fonseca e a Avenida Interlagos, na pista sentido Interlagos. São 3,6 km. No sentido oposto, na direção da Rodovia Castelo Branco, a faixa é entre as Avenidas Interlagos e Mário Lopes Leão, com 4,2 km de extensão.

Por enquanto, não haverá cobrança de multa para os motoristas que não respeitarem a exclusividade das faixas para os ônibus - a Prefeitura trata o momento como uma fase educativa, para que a população "se acostume" com a faixa. Em data a ser definida, a multa será de R$ 53,20, e o motorista terá três pontos anotados em seu prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na Marginal do Tietê, onde as faixas exclusivas foram implantadas no dia 16, a aplicação de multas começou no dia 24 de junho.

A faixa da Marginal do Pinheiros será a maior da cidade, com 21 quilômetros de extensão, quando estiver totalmente concluída. Ela faz parte de um pacote, anunciado na última semana, que prevê que a cidade tenha 220 quilômetros de faixas exclusivas até o final deste ano.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFernando HaddadMetrópoles globaismobilidade-urbanaÔnibusPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitossao-pauloTrânsitoTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas