Brasil

Gurgel elogia condenação de réus do mensalão

Para ele, a condenação dos acusados representa a “máxima” do direito penal do país


	O procurador-geral da República, Roberto Gurgel: para o parlamentar, Gurgel deveria ter se manifestado tão logo recebesse o inquérito do MP do Estado de Goiás
 (José Cruz/Agência Brasil)

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel: para o parlamentar, Gurgel deveria ter se manifestado tão logo recebesse o inquérito do MP do Estado de Goiás (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 12h09.

Brasília - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse há puco que o resultado do julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, “não poderia ter sido melhor”. Para ele, a condenação dos acusados representa a “máxima” do direito penal do país. Ele voltou a defender, inclusive, que os réus sejam pressos assim que terminar o julgamento.

Após receber representação de um grupo de parlamentares contrários ao relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, Gurgel disse que a criação do colegiado tem ligação direta com o julgamento do mensalão. “Tudo que tem acontecido desde a criação da CPMI está relacionado ao mensalão”, disse ao admitir que tem recebido pressões de partidos aliados sobre esse posicionamento.

O procurador-geral acrescentou que haverá pressões contra ele mesmo depois do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. “Sempre vai haver inconformados com o resultado do julgamento.”

No relatório final da CPMI, o deputado Odair Cunha (PT-MG) pede que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigue a conduta de Gurgel quando recebeu o relatório da Operação Vegas. Para o parlamentar, Gurgel deveria ter se manifestado tão logo recebesse o inquérito do Ministério Público do Estado de Goiás. Gurgel negou que, na ocasião, havia “fatos diminutos” que justificassem a investigação.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaMensalão

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país