Brasil

Siape: o que é e como consultar matrícula pelo CPF

Um sistema do governo fundamental para organização dos funcionários públicos no Brasil. Saiba tudo sobre o SIAPE

 (Pexels/Reprodução)

(Pexels/Reprodução)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 6 de janeiro de 2024 às 08h00.

Com o passar dos anos, o Governo Federal foi aprimorando os seus sistemas e banco de dados para concentrar as informações dos brasileiros de forma facilitada, principalmente quando o cidadão precisa realizar consultas dessas informações em diferentes plataformas. 

E um sistema muito usado, principalmente para os servidores públicos, é o SIAPE. Idealizado em 1989, o SIAPE é, até hoje, o sistema responsável por organizar os pagamentos de milhares de trabalhadores brasileiros. 

Saiba no detalhe o que é o SIAPE e onde é possível consultá-lo de forma fácil e intuitiva. 

O que significa SIAPE? 

A sigla SIAPE significa Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos. Esse sistema foi criado com o objetivo de fazer uma integração de todos os documentos relacionados à gestão da folha de pagamentos dos funcionários públicos. 

O SIAPE tem um papel super relevante na organização do governo com relação a estruturação dos servidores públicos. O SIAPE é o responsável pela produção de folhas de pagamento de mais de 200 órgãos federais. 

A API SIAPE Consultas possibilita o acesso aos dados em tempo real dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, que recebem pagamentos pelo SIAPE.

Quem tem matrícula no SIAPE?

Todo o funcionário público, seja ele ativo, pensionista ou aposentado, possui uma matrícula no SIAPE e, mesmo que não esteja em atividade, pode fazer a consulta do número por meio das plataformas digitais do Governo. 

Então, se você se enquadra nesses requisitos, saiba que o SIAPE é uma sequência de números de sete dígitos, que pode ser consultado no contracheque. 

Como consultar o SIAPE? 

Hoje, o melhor lugar para realizar a consulta do SIAPE é pela plataforma do Governo Federal, o SouGov.br. O portal concentra as informações relacionadas sobre o assunto e pelo login e senha no Sou.Gov.br o processo é ainda mais simples e você pode fazer tudo sem sair de casa. Veja aqui o passo a passo: 

  1. Acesse a plataforma SouGov.BR;
  2. Clique na opção descrita como “autoatendimento”; 
  3. Escolha “Consulta de contracheque”; 
  4. Selecione um mês para realizar a consulta; 
  5. E pronto. 

No contracheque emitido sobre o mês solicitado, você consegue ver o número de matrícula do seu SIAP. Essa consulta pode ser realizada pelos servidores públicos que estão ativos, como também quem é aposentado ou pensionista. 

SIAPE x SIGEPE: veja as diferenças 

Apesar de serem siglas parecidas, o SIAPE e o SIGEPE, na verdade, têm funções bem diferentes. O SIGEPE era a plataforma responsável por todas as informações dos servidores públicos mas, com a chegada do SouGov.BR, a plataforma foi extinta e todos os dados foram repassados para o novo sistema

Mesmo não existindo mais, as funções são diferentes. O SIAPE concentra as necessidades relacionadas à folha de pagamento dos funcionários, enquanto o SIGEPE dava o acesso aos mais diversos serviços.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Servidores públicos

Mais de Brasil

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária

Governo Tarcísio é aprovado por 68,8% e reprovado por 26,7%, diz Paraná Pesquisas