Brasil

Onde cai o dinheiro do PIS e como sacar

Veja onde em qual conta cai e como sacar o valor do PIS

Diante da dificuldade crônica com os bancos, para financiar a empresa 43% das empreendedoras acabam recorrendo ao cartão de crédito, a modalidade com as maiores taxas de juros do mercado, justamente pela facilidade de acesso. (Freepik/Freepik)

Diante da dificuldade crônica com os bancos, para financiar a empresa 43% das empreendedoras acabam recorrendo ao cartão de crédito, a modalidade com as maiores taxas de juros do mercado, justamente pela facilidade de acesso. (Freepik/Freepik)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista

Publicado em 17 de junho de 2024 às 16h52.

Tudo sobrePIS/Pasep
Saiba mais

O PIS é um benefício muito esperado pelo trabalhador brasileiro que conta com um salário mínimo, previsto em lei, que é pago perto do mês de aniversário. São milhares de pessoas que têm direito ao PIS/PASEP e é a Caixa Econômica Federal o órgão responsável pelo pagamento do abono salarial.

Então, se você faz parte do grupo de trabalhadores que será contemplado pelo benefício este ano, veja onde vai cair o dinheiro do PIS e como sacar o valor. 

Em qual conta cai o abono salarial?

O abono salarial pago pela Caixa Econômica Federal pode cair nas contas relacionadas ao banco de duas formas, veja só: 

  • Conta CAIXA: se você já é cliente CAIXA, seja com conta poupança ou conta-corrente, o PIS cai diretamente na conta. 
  • Conta Poupança Social Digital: para facilitar a vida dos brasileiros, a Caixa Econômica Federal abriu, de forma gratuita e automática, a Conta Poupança Social Digital para que os trabalhadores tivessem um meio de receber o abono salarial. Essa conta pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. 

Como sacar o PIS/PASEP?

Se o seu mês de aniversário está próximo e o seu abono salarial disponível, saiba que existem algumas formas de sacar o PIS/PASEP. Veja quais são: 

Saque do PIS pela conta CAIXA

Como o PIS cai na conta na conta da CAIXA para quem já é cliente do banco, é possível sacar o PIS utilizando o seu cartão da conta e, é claro, movimentar o dinheiro, realizar pix utilizando o internet banking, disponibilizado via aplicativo do banco no seu celular ou computador. 

Cartão Social

Para quem não tem uma conta na CAIXA mas possui o Cartão Social, também conhecido como Cartão Cidadão, é possível sacar o valor do PIS com ele. O saque do PIS pode ser feito nas lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui e nas agências do banco. 

Agências da Caixa

Se você não é cliente da Caixa Econômica Federal e não possui o Cartão Social, o PIS também pode ser sacado diretamente nas Agências do banco. O titular do PIS precisa ir até a agência mais próxima e levar um documento original com foto para ter acesso ao seu benefício. 

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para consultar o PIS pelo CPF, o processo é bem fácil. Existem três formas, veja no detalhe: 

App Caixa Tem e App Caixa Trabalhador: pelos dois aplicativos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, você consegue acessar e consultar o seu PIS utilizando o CPF para se cadastrar e realizar o login. 

Central de Atendimento: pelo telefone 0800 726 0207 você terá acesso ao serviço de Atendimento Caixa Cidadão. Ao informar o seu CPF e demais dados que podem ser solicitados, é possível consultar o PIS. 

Como consultar o PIS 2024 online pelo aplicativo Caixa Tem?

O aplicativo Caixa Tem é uma conta virtual gratuita da Caixa Econômica Federal e um dos meios utilizados para o depósito do PIS. No app, é possível consultar o PIS, saldo, fazer transferências e demais ações. 

Ao fazer o login ou se cadastrar no aplicativo, logo na tela inicial, está disponibilizada a opção “abono salarial”. Por lá, você consegue consultar o PIS 2024 e conferir seu saldo. 

Acompanhe tudo sobre:PIS/PasepBenefícios

Mais de Brasil

Em votação apertada, Câmara aprova urgência de projeto que amplia número de deputados para 531

Por unanimidade, STF torna mais sete réus por trama golpista

Ninguém será contra a isenção de IR e vontade é entregar relatório ainda no 1º semestre, diz Lira

INSS: descontos irregulares serão devolvidos na conta em que o benefício é pago, diz presidente