Brasil

Número do chassi: o que é e como consultar?

É possível consultar o chassi de diferentes formas. Veja onde

 (Marcelo Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil)

(Marcelo Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 11 de novembro de 2024 às 09h00.

Você sabe o número do chassi do seu veículo de cor? Se a resposta for não, fique tranquilo, até porque não é uma informação comum de se ter na ponta língua. O chassi existe como um registro de veículos para que ele esteja regulamentado nas leis de trânsito brasileiras e é exigido em situações bem específicas.  

Se você está precisando consultar um chassi por algum motivo, te explicamos onde consultar o número do chassi, o que significa cada parte dele e quem pode consultá-lo. 

O que é o número do chassi?

O número do chassi é uma sequência única de caracteres que todo veículo automotor tem. Podemos dizer que o número do chassi é o CPF de um carro. Também conhecido como Número de Identificação do Veículo (VIN), é ele o responsável por identificar o registro de um veículo, contendo informações sobre sua fabricação, características, modelo e afins. 

Em casos de roubos, é comum ouvir que o chassi foi raspado ou alterado. Essa prática criminosa é feita para que o veículo não seja identificado em caso de apreensão. Também acontece na venda de veículos por pessoas de má-fé, que alteram os números para apontar no sistema que o carro é mais novo, por exemplo. 

O que significa cada parte do número do chassi?

O número do chassi tem um padrão, e é composto por 17 caracteres, que incluem letras e números. Cada parte dele tem um significado específico, veja no detalhe: 

  • Os três primeiros caracteres: significa “World Manufacturer Identifier (WMI)”, é a sequência que identifica o fabricante do veículo;
  • Cinco caracteres seguintes: fornecem detalhes sobre o modelo, tipo de carroceria e características do veículo;
  • Os caracteres de 9 a 17: referem-se a informações como o ano de fabricação, o local de montagem e a sequência de produção.

Onde consultar o número do chassi?

Existem algumas formas de consultar o número do chassi, veja como: 

  1. No veículo: a sequência numérica geralmente fica gravada em alguma estrutura do veículo, como na parte inferior do para-brisa;
  2. Na documentação: o número do chassi também pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e no Certificado de Propriedade do Veículo (CRV);
  3. Por consulta: órgãos como o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e os Detrans estaduais oferecem serviços online para consulta de informações relacionadas ao veículo, utilizando o número do chassi.

Quem pode saber o número do chassi de um carro?

Visto que o chassi pode ser consultado de diferentes formas, esse número pode ser considerado uma informação pública, desde que a pessoa que esteja consultando tenha os dados necessários do veículo. 

Mas, vale lembrar que para ter acesso a informações mais detalhadas, como o histórico do veículo, restrições, multas e afins, o número do chassi não é o suficiente para a consulta. Essas informações estão restritas ao proprietário do veículo e às autoridades. 

É possível fazer remarcação de chassi? 

Para quem teve o número do chassi do veículo danificado de alguma forma, seja uma tentativa de alteração em roubo de carro recuperado e até casos de chassi danificado por ferrugem, o Detran disponibiliza um serviço de remarcação de chassi. 

Veja as etapas para fazer a remarcação: 

  1. Apresentação da documentação: com horário marcado nas unidades indicadas pelo Detran do seu estado; 
  2. Pagamento da taxa de revistoria: a taxa é emitida depois da expedição de autorização da remarcação do chassi; 
  3. Agendamento da revistoria: agende a vistoria em locais autorizados pelo Detran;
  4. Taxa de autorização: após a revistoria, pague a taxa de autorização para que a remarcação do chassi seja feita; 
  5. Remarcação do chassi: marque um horário e compareça a uma empresa credenciada pelo Detran para realizar o procedimento; 
  6. Revistoria do chassi: após a remarcação, volte a vistoria para checagem do procedimento. Essa visita não é cobrada, está inclusa na primeira taxa paga; 
  7. Emissão dos novos documentos: pague a taxa de emissão do CVR e CVRL com o chassi remarcado. 

 

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho