Brasil

Como simular a aposentadoria com calculadora do INSS

Aprenda a simular a sua aposentadoria com a calculadora do INSS

. (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

. (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 13h02.

Desde a reforma da previdência, muitos trabalhadores ficaram com dúvidas sobre quando poderão se aposentar. As regras mudaram e, para facilitar a vida do cidadão, o Governo Federal disponibiliza a calculadora do INSS para simular a aposentadoria. Com a calculadora, você consegue extrair algumas informações sobre a sua aposentadoria e ter uma previsão de quando pode começar a receber o benefício. 

A EXAME te mostra um passo a passo para usar a calculadora do Meu INSS e ter todas as informações sobre a sua previdência. 

Para que serve a simulação da aposentadoria do INSS? 

A simulação da aposentadoria do INSS serve como uma ajuda ao cidadão para que ele possa consultar quanto tempo falta para chegar a sua aposentadoria, seja por tempo de contribuição ou por idade. 

Toda a consulta é feita com base nas informações e dados do próprio INSS. O serviço é gratuito e pode ser feito online. 

Como usar a calculadora do Meu INSS? 

O uso da calculadora do Meu INSS é simples. A simulação pode ser feita tanto pelo site Meu INSS, quanto pelo aplicativo. Veja o passo a passo disponibilizado pelo Governo Federal, que é aplicável nos dois formatos: 

  1. Entre no site ou aplicativo Meu INSS; 
  2. Faça o login e senha utilizando suas informações do gov.br; 
  3. No menu principal, visualize a opção “Do que você precisa?”; 
  4. Escreva no campo de busca “Simular aposentadoria”. 

A partir disso, aparecerá em sua tela uma lista de possibilidades de aposentadoria, sendo por idade e tempo de contribuição. Como você já fez o login com as suas informações, o sistema unifica todos os seus dados e dá uma previsão de quantos anos faltam para você se aposentar, além da informação se você já tem direito ou não de solicitar o benefício. 

Caso alguma informação pessoal apresentada esteja incorreta, como seu nome, idade, sexo e tempo de contribuição, você pode editá-la. Basta clicar no lápis disposto no canto direito da informação e inserir o dado correto. 

No fim da página, você terá duas opções: “pedir aposentadoria”, caso você já tenha direito ou, então, “Baixar documento” para compartilhar a simulação em outros canais. 

Vale lembrar que, caso tenha alguma informação incorreta com relação ao vínculo empregatício, é possível alterar sem pedir a aposentadoria ligando para o telefone 135 e solicitando o serviço “Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento".

Quanto tempo leva até receber a simulação? 

O processo é super rápido e, ao fazer a simulação da aposentadoria do INSS você já recebe o resultado na hora. É possível emitir o documento em formato PDF, salvá-lo em seu computador e também enviar o material para o Whatsapp, por exemplo. 

Como usar o simulador Dataprev da Nova Previdência? 

O Dataprev também disponibiliza um aplicativo para calcular a aposentadoria, e foi criado principalmente para atender os cidadãos que querem calcular a sua aposentadoria com base na Reforma da Previdência. 

Diferente do Meu INSS, não é necessário preencher nenhum dado pessoal para realizar a simulação da aposentadoria. Ao baixar o Nova Previdência do Dataprev, informações como o sexo, idade e tempo de contribuição serão solicitados e, automaticamente, as informações sobre possibilidades de aposentadoria aparecerão na tela. 

Atualmente, o app está disponível apenas para sistemas Android e pode ser baixado na loja de aplicativos do seu celular.

Acompanhe tudo sobre:INSS

Mais de Brasil

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Nunes tem 24%; Marçal, 22%, e Boulos, 22%, em São Paulo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Marçal tem 32,1%, Boulos, 26%, e Nunes, 18,1%, aponta pesquisa Veritá