CNH (Rodrigo Sanches/Exame)
Jornalista freelancer
Publicado em 15 de abril de 2024 às 07h00.
Última atualização em 16 de abril de 2024 às 15h56.
O ano vira e várias responsabilidades aparecem para o cidadão motorizado se atentar: é renovação do IPVA, licenciamento, seguro do carro e a CNH, que por ter um período de validade um pouco maior, vai sendo esquecida… mas afinal, quando e como renovar a CNH em 2024?
Nós te contaremos, neste texto, todos os detalhes que você precisa saber antes de iniciar o processo de renovação da sua carteira de motorista, além de um passo a passo para realizar o procedimento pelo site do Detran.
A renovação da CNH em 2024 vai depender da data de vencimento da carteira de cada indivíduo habilitado. Desde 2021, quem fez a renovação da CNH percebeu que, agora, o prazo para a próxima renovação é de 10 anos, desde que o cidadão tenha menos de 50 anos.
Então, verifique no seu documento a data de validade, se o ano indicado é o de 2024, você já pode começar a renovação 30 dias antes da data final.
Por exemplo, se a CNH de José vence no dia 15/04/24, ele já pode iniciar a solicitação da nova carteira a partir do dia 15/03/24.
Todas as pessoas que têm o vencimento da carta previsto para o ano de 2024, precisam fazer a renovação no mesmo ano, de preferência antes do vencimento do documento. Veja as etapas que você vai passar na hora de fazer a renovação da sua CNH:
Depois disso, você também terá a sua CNH atualizada no aplicativo CNH digital.
Confira os valores a serem pagos para a renovação da CNH neste ano:
A partir de 29 de janeiro de 2024, o Detran-SP liberou o pagamento de algumas dessas taxas via Pix.
Depois que a carteira de motorista estiver vencida, o cidadão tem o prazo de 30 dias após o vencimento para realizar a renovação. Essa é a indicação feita pelo Detran. Caso a carta esteja em situação regular (nem suspensa ou cassada), o cidadão pode realizar a renovação do documento a qualquer momento.
Para quem teve o documento suspenso ou cassado e precisa renová-lo, o processo só pode ser feito depois que a CNH estiver regularizada.
Se 2024 é o ano de renovação da sua CNH, você precisa estar munido com a sua CNH antiga, RG e CPF, além de um comprovante de residência. Durante todo o processo, por via das dúvidas, tenha consigo também a cópia desses documentos.
Em São Paulo, o processo de renovação é feito pela internet, apenas os exames precisam ser presenciais.
Preparamos um passo a passo para renovação da CNH usando o exemplo do Detran de São Paulo para facilitar a compreensão, acompanhe:
Quando estiver logado, siga as instruções feitas pelo Detran, realize o agendamento dos exames e pague as taxas propostas. Após o processo finalizado, o prazo é de até 10 dias úteis para a entrega do novo documento para o endereço informado no cadastro.
Para fazer o pagamento da taxa de renovação da CNH pela internet, é preciso ser correntista de um dos seguintes bancos:
Nos aplicativos das instituições listadas, é possível acessar a aba relacionada aos débitos veiculares e realizar o pagamento tanto pelo aplicativo, quanto pelo site. Caso você não tenha conta aberta em um dos bancos da lista, o pagamento pode ser feito nas casas lotéricas presencialmente.
O Detran de São Paulo fez um detalhamento das possibilidades de pagamento em cada instituição financeira mencionada, você pode conferir aqui.
Para quem é de São Paulo e deseja fazer a renovação da carteira de motorista pelo aplicativo, é possível pelo app Poupatempo Digital. Veja o passo a passo:
Pronto! Depois disso, é só comparecer ao exame marcado, pagar as taxas devidas e aguardar pela emissão da sua carteira de motorista renovada. Caso você não seja de São Paulo, realize o pedido pelo site do Detran do seu estado.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o tempo para ficar com a carteira de habilitação vencida é de 30 dias corridos após o vencimento do documento. Passado esse período, o motorista que dirigir com a habilitação vencida está sujeito a uma multa de cerca de R$300, considerada infração gravíssima.
Caso a habilitação vença e não seja renovada, não há necessidade do pagamento de nenhuma multa, desde que a pessoa não esteja dirigindo. Caso o cidadão seja parado em uma blitz com o documento vencido, além da infração gravíssima com pontos na carteira e pagamento da multa, o carro também pode ser apreendido.