Brasil

Como o FGTS surgiu?

Saiba quem criou o Fundo de Garantia e quando começou a valer

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista

Publicado em 25 de julho de 2024 às 05h00.

Todo mundo ouve por aí falar sobre o FGTS e a importância do benefício para o trabalhador brasileiro que conta com um emprego formal regidos pelas leis do CLT. Inclusive, é bem comum que o cidadão saiba calcular e as formas de usar o Fundo de Garantia ao longo da vida. 

Mas, você já parou para pensar como surgiu o FGTS? Neste artigo, a EXAME te conta um pouco sobre a história do FGTS, em que momento ele foi criado e como ele transformou a vida de muitos trabalhadores que contribuíram durante sua carreira profissional. Como o FGTS surgiu? 

O FGTS surgiu em meio a ditadura militar para substituir dois direitos que já eram previstos na Consolidação das Leis de Trabalho: o de indenização de um mês de salário por ano trabalhado e, em caso de demissão sem justa causa, a segurança de estabilidade ao trabalhador que cumprisse ao menos 10 anos de carreira profissional na mesma empresa. 

Durante o período de transição entre os benefícios, o trabalhador poderia escolher entre iniciar a construção do seu Fundo de Garantia, ou se manter no regime de cumprimento de 10 anos para estabilidade, conhecido como Estabilidade Decenal. 

Com o passar dos anos, o regime de Estabilidade Decenal deixou de existir, sendo o FGTS o principal benefício de garantia para o trabalhador brasileiro. 

Com a criação do Fundo de Garantia, o trabalhador passou a ter direito a uma indenização por tempo de serviço em casos de demissão sem justa causa e, também, ter a oportunidade de criar uma reserva financeira que vem a ser utilizada para os mais diversos fins, desde uma aposentadoria mais confortável à compra da casa própria. 

Na época, já havia a pretensão do FGTS ser uma fonte de financiamento para programas habitacionais — assim como é muito usado hoje—, principalmente para os brasileiros que possuem menor poder de compra. 

Ao longo dos anos, o FGTS foi de responsabilidade do BNH, Banco Nacional da Habitação (BNH), e, com a extinção da instituição financeira, o Fundo de Garantia foi transferido para a Caixa Econômica Federal, que é responsável pela gestão até hoje. 

Atualmente, com o avanço da tecnologia, o FGTS ganhou novas formas. Em 2024, foi lançado o “FGTS Digital”, em que o cidadão conta com o serviço integrado de informações do Governo Federal para fazer a gestão do seu benefício e acessar todos os serviços referentes a ele. 

Qual governo foi criado o FGTS? 

A criação do FGTS foi instituída pelo Ministério da Fazenda e do Planejamento durante o Governo Marechal Castelo Branco. Criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, o Fundo de Garantia foi estabelecido a partir do primeiro dia do ano seguinte. 

Quem tem direito ao FGTS? 

Tem direito ao FGTS todo o trabalhador brasileiro inscrito em um regime formal, regido pelas leis da CLT. Veja a lista completa dos profissionais que têm o benefício descontado todos os meses do seu salário bruto: 

 

  • Profissionais em regime CLT; 
  • Trabalhadores domésticos; 
  • Trabalhadores rurais; 
  • Trabalhadores temporários; 
  • Trabalhadores intermitentes; 
  • Trabalhadores avulsos; 
  • Safreiros rurais (trabalhadores que exercem a profissão apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais. 
Acompanhe tudo sobre:FGTS

Mais de Brasil

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'