Consulte sua situação nos órgãos de trânsito sempre pelos canais oficiais (Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 11h00.
Última atualização em 6 de fevereiro de 2025 às 12h22.
Com o avanço da tecnologia, criminosos aproveitam a facilidade das redes sociais para aplicar os mais diversos golpes. E mais um deles está circulando nas redes sociais. Se você tem carteira de motorista —ou não — talvez tenha recebido a mensagem de que a sua CNH foi suspensa.
A CNH pode sim, ser suspensa, entretanto, esse golpe já direciona o condutor a resolver o problema, com links enviados via SMS ou mensagens no WhatsApp, o que não é uma prática do Detran. Entenda como funciona o golpe da CNH suspensa e como identificar o crime e evitar dor de cabeça.
Ao abrir o link falso, a vítima vai se deparar com uma plataforma que lembra muito o site do Governo Federal, o que pode induzir a vítima a colocar seus dados lá e até realizar pagamentos para não ter sua CNH cassada ou suspensa.
No post, a Polícia Civil deixa claro que órgãos como o Detran só entram em contato a respeito de multas ou qualquer outro assunto por meio de correspondências ou meios como aplicativo oficial ou até mesmo site.
Em post no Instagram, a Polícia Civil de São Paulo explicou como funciona ação:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Policia Civil de São Paulo (@policiacivil_sp)
Com tantas ligações e mensagens recebidas durante todo o dia, pode sim ser difícil identificar um golpe. Mas algumas dicas podem ajudar:
Caso tenha sido vítima de um golpe do tipo, procure a delegacia mais próxima ou registre a ocorrência na delegacia eletrônica. E lembre-se, para conferir a situação da sua CNH, acesse o site do Detran da sua cidade com o seu login e senha pessoal para obter as informações atualizadas do seu documento.