Brasil

Como fazer o cadastro do NIS? Veja como funciona para empresas

Aprenda tutorial para empresas cadastrarem o NIS de seus funcionários

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 5 de setembro de 2024 às 17h02.

O NIS, sigla para Número de Identificação Social, é um registro feito pelos empregadores na Caixa Econômica Federal para garantir todos os benefícios destinados aos trabalhadores que atuam em regime CLT. 

 

O cadastramento do NIS é obrigatório por lei e de responsabilidade das empresas, portanto, se é a primeira vez que você realiza este processo, confira quais são as formas para empresas cadastrarem o NIS e veja também um passo a passo de como fazer o procedimento online. 

Por que a empresa deve fazer o cadastro do NIS? 

Muito se fala sobre o NIS sempre com relação ao trabalhador, pois é a partir dele que são identificados os pagamentos de benefícios dos programas sociais do Governo Federal, mas principalmente os benefícios relacionados às leis do regime CLT, como o abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e outros. 

 

Mas antes disso, temos as empresas, que devem fazer o cadastro do NIS de seus funcionários para ficar legal dentro de todo o processo de contratação de uma pessoa, garantindo que todos os empregados foram registrados de forma regular e, assim, fazer as contribuições necessárias e evitar processos trabalhistas e demais complicações. 

Quais as formas da empresa cadastrar o NIS?

A Caixa dá a possibilidade para a empresa realizar o cadastro do NIS de duas formas: online ou em lote

 

O Cadastro Online é feito pelo portal Conectividade Social - CNS, e nada mais é do que o cadastro individual de cada funcionário, feito de forma simples preenchendo um formulário. Caso a empresa já tenha feito cadastramentos antes, o serviço de cadastro NIS aparece automaticamente, para ser completado com os dados necessários. 

 

Já no caso dos cadastros em lote, o serviço é mais recomendado para empresas que precisam cadastrar um grande número de funcionários e, para facilitar o processo, é enviado para a Caixa uma relação dos empregados via caixa postal, sem a necessidade de cadastrar cada um deles individualmente. 

 

Após isso, a Caixa avalia o material e, se estiver tudo certo, retorna para a empresa com os Números de Identificação devidamente cadastrados. 

 

Como acessar o conectividade social - CNS? 

Se você nunca acessou o conectividade social - CNS e, consequentemente nunca fez o cadastro de um funcionário na sua empresa, é preciso seguir algumas etapas antes de realizar o cadastro NIS. Veja no detalhe: 

 

Certificado Digital: é necessário que a empresa adquira um certificado digital válido, que pode ser obtido junto a uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pela ICP-Brasil.

 

Cadastro no CNS: com o certificado digital emitido, o responsável pela empresa deve acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal e realizar o cadastro no sistema CNS, basicamente informando os dados gerais da empresa.

 

Acesso ao Sistema: com o cadastro feito, o sistema estará disponível para o uso. O acesso é feito pelo link disponibilizado no site da Caixa, onde é possível realizar não só o cadastro do NIS, como também consultar informações e outras operações relacionadas ao FGTS e obrigações trabalhistas.

Passo a passo do Cadastro do NIS para empresas 

Sendo o Conectividade Social - CNS a plataforma oficial para o cadastramento do NIS para as empresas, confira o passo a passo e aprenda a fazer: 

 

  1. Acesse o site https://conectividade.caixa.gov.br/;
  2. Faça o cadastramento com o login e senha do CNPJ pretendido para realizar o cadastro; 
  3. No canto superior direito da tela inicial, na opção “Selecione”, clique na barra; 
  4. Em seguida, clique em “Cadastro NIS” e depois “Incluir trabalhador”; 
  5. Preencha todas as informações solicitadas sobre o funcionário. 

 

E pronto, depois de validadas todas as informações, o cadastro individual do funcionário já está válido. 

Como o trabalhador pode consultar o NIS? 

O melhor lugar para o trabalhador consultar o NIS é pelo Portal do Cidadão. O Portal é um serviço da Caixa Econômica Federal que além de fornecer o número do NIS, também é uma fonte de consulta para diversos benefícios e programas sociais do Governo Federal. 

 

Caso o trabalhador precise apenas do número do NIS, a consulta também pode ser feita de outras formas, como na carteira de trabalho, no extrato do FGTS e também nas agências Caixa com visita presencial.

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Nunes tem 24%; Marçal, 22%, e Boulos, 22%, em São Paulo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Marçal tem 32,1%, Boulos, 26%, e Nunes, 18,1%, aponta pesquisa Veritá