Brasil

Como fazer agendamento no CRAS pela internet

O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

CRAS: unidade é considerada a porta de entrada para assistência social (Reprodução/Reprodução)

CRAS: unidade é considerada a porta de entrada para assistência social (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de agosto de 2023 às 17h14.

Última atualização em 31 de agosto de 2023 às 15h51.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública que oferece serviços de assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Os centros fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e estão localizados em diversos municípios brasileiros.

Um dos principais motivos para as pessoas procurarem uma unidade do CRAS é a necessidade de orientação sobre os benefícios assistenciais do governo e para se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico), a fim de terem acesso ao Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Quando é necessário fazer agendamento no CRAS?

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o cidadão pode realizar agendamento no CRAS para diversos serviços:

  • fazer seu Cadastro Único;
  • ter orientação sobre os benefícios sociais;
  • ter orientação sobre seus direitos;
  • pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;
  • fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
  • ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
  • ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
  • ter orientação sobre outros serviços públicos.

Quem pode utilizar o CRAS?

Famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, ou seja, que estão passando por conflitos familiares e comunitários; desemprego, insegurança alimentar, etc. O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Quais documentos são necessários para ser atendido no CRAS?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, é necessário levar o CPF, a Carteira de Identidade ou outro documento com as informações de identificação dos seus dados pessoais. Caso a pessoa não tenha nenhum documento, ela não deixará de ser atendida.

Como realizar agendamento no CRAS por telefone?

O atendimento no CRAS é gratuito. Para fazer o agendamento por telefone, é necessário entrar em contato com a unidade mais próxima. É possível consultar o número de telefone no site da prefeitura. É possível encontrar a unidade mais próxima no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

Alguns municípios e o Distrito Federal-DF oferecem atendimento na central do Ministério do Desenvolvimento Social. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo).

Como realizar agendamento no CRAS pela internet?

Algumas prefeituras oferecem a possibilidade de realizar o agendamento do atendimento pela internet. É necessário entrar no site da prefeitura para obter o passo a passo para o cadastro.

Como realizar agendamento no CRAS em SP

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com uma rede de 54 CRAS espalhados pela cidade. O agendamento pode ser realizado pelo site da prefeitura de São Paulo. No site Descomplica SP, é possível realizar a atualização do Cadastro Único. É possível escolher o dia, a hora e a unidade. Nos municípios da região metropolitana, é necessário procurar a prefeitura de sua cidade para realizar o agendamento.

Acompanhe tudo sobre:Ministério do Desenvolvimento SocialBolsa família

Mais de Brasil

STF pode rediscutir compensação da desoneração da folha, diz Haddad

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após indicação do União Brasil

Revisão da vida toda do INSS: aposentados que receberam a mais não precisarão devolver valores

Haddad: Fazenda ainda não estuda ampliação de isenção de conta de luz