Brasil

Como emitir nova Carteira de Identidade no MS: passo a passo para agendar online

A CIN substituirá o RG até 2032. Saiba como tirar a nova Identidade no Mato Grosso do Sul

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)  (Governo Federal / Divulgação )

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) (Governo Federal / Divulgação )

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista

Publicado em 26 de setembro de 2024 às 15h53.

Cerca de 80 municípios do Mato Grosso do Sul já estão emitindo a nova Carteira de Identidade e o Estado, desde o início da produção do documento, aumentou os postos de atendimento e horários de agendamento para conseguir atender a população. 

 

Todo o processo de atualização do documento é bem simples e intuitivo, desde o momento de escolher o seu horário online, até o comparecimento à unidade selecionada para fazer a solicitação. Confira, neste texto, um passo a passo completo para agendar a Nova Carteira de Identidade no Mato Grosso do Sul e emitir o seu documento. 

O que é a Carteira de Identidade Nacional?

A Carteira de Identidade Nacional, conhecida como CIN, é um documento de identificação civil que vem sendo implementado no Brasil e tem o objetivo de reunir todos os dados do cidadão em um só lugar

 

A proposta é que a CIN substitua o RG nos próximos anos, já que centraliza outros documentos que o cidadão queira adicionar na Carteira, como o Cartão do SUS, CNH, Carteira de Trabalho, PIS e outros, além de definir apenas um número de identificação para o brasileiro: o CPF. 

Como agendar a Carteira de Identidade Nacional no Mato Grosso do Sul?  

O órgão responsável pelo agendamento da CIN é a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, e todo o processo pode ser feito online. Veja o passo a passo para agendar sua nova Carteira de Identidade:

 

  1. Acesse o site https://www.sejusp.ms.gov.br/ e na página inicial, ao rolar um pouco a tela, clique em “Carteira de Identidade”. É a primeira opção de serviços do site; 
  2. Na página que será aberta, clique no link disponibilizado na área de agendamento; 
  3. Verifique se o seu CPF está regular para continuar a solicitação e escolha a cidade que deseja emitir a sua CIN; 
  4. Escolha o posto de atendimento e o horário que deseja ser atendido; 
  5. Informe os dados pessoais solicitados; 
  6. Revise a documentação e informações apresentadas; 
  7. Confirme o agendamento. 

E pronto! Basta comparecer no dia e horário marcado na unidade escolhida para dar sequência ao atendimento e emitir a sua nova Carteira de Identidade. 

Documentos para obter a nova Carteira de Identidade 

No Mato Grosso do Sul, o cidadão precisa apresentar o número de CPF e uma certidão de casamento ou nascimento para emitir a CIN. E com a possibilidade de adicionar outros documentos na Identidade, também é preciso levar as cópias originais dos mesmos para realizar a solicitação. 

É obrigatório ter a nova carteira de identidade? 

Ainda não é obrigatório ter a Carteira de Identidade Nacional, visto que o RG e demais documentos seguem válidos no território nacional. Entretanto, a CIN se torna obrigatória a partir de 2032 e todos os Estados brasileiros já disponibilizam a emissão do documento. 

O que muda com a CIN? 

O que muda com a CIN é que ela chega para substituir o RG e o CPF se torna o único número de identificação do brasileiro. Outra mudança importante é a unificação de outros documentos na identidade. 

 

Além disso, a carteira possui diversas formas de verificação e é bem mais seguro com relação a fraudes e golpes. Com a CIN logada no celular, o cidadão não depende da versão física e todas as informações e documentos podem ser checados em tempo real, com o adicional de que várias áreas do Governo podem trabalhar de forma integrada. 

Saiba como emitir em outros estados:

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'