(Divulgação: RafaPress/Getty Images)
Jornalista freelancer
Publicado em 16 de janeiro de 2024 às 08h00.
O seguro-desemprego é um direito fundamental garantido para amparar funcionários do regime CLT em caso de demissão. Em um momento delicado, muitas vezes o trabalhador fica perdido por onde começar, quais documentos são necessários, além de como consultar o pedido de seguro-desemprego.
Mas fique tranquilo, pois toda a comunicação feita pelo Governo Federal foi pensada para facilitar esse processo e nós vamos te explicar todas as formas de consultar o seu seguro-desemprego com o número de CPF, sem complicado. Veja também se você se encaixa no benefício e o que fazer caso o pedido seja negado.
Você pode consultar o seu seguro-desemprego utilizando apenas o CPF. Para saber o caminho, preparamos um passo a passo indicando dois canais onde se é possível fazer a busca, veja o tutorial em cada um deles:
Portal Emprega Brasil
Pelo Portal do Emprega Brasil, o contribuinte consegue consultar de forma online o benefício em alguns cliques, pelo celular.
Preparamos um passo a passo completo para você não se perder, confira:
No portal Emprega Brasil também é possível:
Pela Caixa Econômica Federal, também é fácil consultar as informações a respeito do seguro-desemprego.
Basta seguir o passo a passo detalhado que preparamos para auxiliá-lo:
Quais os documentos necessários para solicitar seguro-desemprego?
Para dar entrada no benefício do seguro-desemprego, você precisa primeiramente separar alguns documentos, dentre eles, os registros:
Para dar entrada no seguro, é necessário que o cidadão junte alguns documentos e vá até os locais competentes para que o seguro possa ser solicitado. Depois dos documentos reunidos, o contribuinte deve procurar alguns locais específicos, como Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPRT), Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou postos homologados pelo Ministério do Trabalho.
O seguro-desemprego é um benefício disponibilizado pela CLT (Consolidação das leis de trabalho), é assegurado a todos os contribuintes que tenham cumprido o período de carência, ou seja, contribuição, por no mínimo 18 meses nos últimos 24 meses anteriores à solicitação.
No caso do segundo pedido de salário desemprego, deve-se ter cumprido o período de 12 meses, nos últimos 18 meses.
Para saber se você tem direito ao seguro-desemprego, alguns requisitos devem ser cumpridos, como:
Hoje em dia, o valor do salário-desemprego pelo trabalhador contribuinte do INSS tem seu piso em R$1.412, correspondentes ao valor do salário mínimo nacional em 2024.
Você pode solicitar a revisão do pedido do seguro-desemprego pelo app da carteira de trabalho digital. O período de revisão pode durar até 30 dias e você pode acompanhar a solicitação pelo próprio aplicativo.