(Pilar Olivares/Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 31 de maio de 2024 às 15h54.
Última atualização em 5 de junho de 2024 às 17h27.
O número do Programa de Integração Social (PIS) é utilizado pelos trabalhadores para ter acesso a direitos e benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego ou saque do FGTS. Em algumas situações, as pessoas precisam apresentar o comprovante com o número do documento. Para ajudar nesse processo, a EXAME separou um passo a passo de como emitir o comprovante como o número do PIS.
O PIS é uma contribuição que as empresas fazem aos cofres públicos. O dinheiro dessa taxa é usado para financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial. O principal objetivo do programa é transferir renda aos trabalhadores de baixa renda. Além do PIS, existe o Pasep — Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o PIS para funcionários públicos — e o NIT — Número de Identificação do Trabalhador e permite que trabalhadores autônomos ou sem carteira assinada possam contribuir para o INSS.
O comprovante do PIS pode ser solicitado em uma agência da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou no site da Caixa PIS.
Por meio do site e aplicativo do Meu INSS, integrado ao gov.br, é possível consultar o PIS.
1 - Se já tem cadastro, digite o seu CPF.