Brasil

Grupos convocam atos contra volta de Renan à presidência do Senado

Investigado na Operação Lava Jato, o emedebista tenta voltar ao comando da Casa

Grupos realizam, neste domingo, 20, manifestações contra o retorno de Renan Calheiros à Presidência do Senado (Ueslei Marcelino/Reuters)

Grupos realizam, neste domingo, 20, manifestações contra o retorno de Renan Calheiros à Presidência do Senado (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de janeiro de 2019 às 12h00.

São Paulo - Os Movimentos Avança Brasil, Brasil, Curitiba Contra Corrupção, Nas Ruas, Patriotas, Rua Brasil, Vem Pra Rua, entre outros, realizam, neste domingo, 20, manifestações contra o retorno de Renan Calheiros (MDB) à Presidência do Senado. Entre os locais de encontro divulgados pelos manifestantes estão a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a avenida Paulista, em São Paulo.

Investigado na Operação Lava Jato, o emedebista tenta voltar ao comando da Casa. O voto sigiloso no pleito foi alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal. O presidente da Corte, Dias Toffoli, rejeitou recurso para divulgar a escolha dos senadores ao cargo na última quinta-feira, 10.

O emedebista presidiu o Senado entre fevereiro de 2005 e outubro de 2007, quando renunciou em meio a suspeitas de corrupção. Entre elas, a denúncia de receber propina da construtora Mendes Júnior, que pagaria as despesas pessoais da jornalista Mônica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal. O caso só foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal em setembro do ano passado, quando, por 4 a 0, a Segunda Turma da Corte o absolveu da denúncia de peculato.

O parlamentar voltou à Presidência da Casa em 2013, e a ocupou até 2017, quando foi eleito Eunício Oliveira (MDB). Os manifestantes afirmam que "o Brasil mudou e o Senado precisa mudar". "Uma pessoa com o passado de Renan não pode comandar a casa que representa a federação dos Estados brasileiros", afirmam, em nota de divulgação dos atos, que se espalham na internet com a hashtag #RenanNão.

Acompanhe tudo sobre:Protestos no BrasilRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas