Brasil

Grupo de 170 índios ameaça fazer 'suicídio coletivo'

A declaração de morte coletiva feita por um grupo de Guaranis Caiovás do Mato Grosso do Sul, prestes a serem despejados do território da tribo


	Índio Guarani Caiová fixa cruz em cemitério da tribo: a Funai informou que não pode desobedecer ordem de despejo
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Índio Guarani Caiová fixa cruz em cemitério da tribo: a Funai informou que não pode desobedecer ordem de despejo (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 20h52.

Brasília - Um grupo de 170 índios, composto por 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças, realiza seguidos rituais da etnia a que pertence, guarani-caiová, "prontos para suicídio coletivo", conforme afirmam os líderes do movimento. Há dez dias consecutivos, eles cantam, dançam e rezam no idioma nativo, confirmando a disposição de "suicídio coletivo", conforme afirmaram em carta entregue ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e à direção nacional da Fundação Nacional do Índio (Funai).

"(...) Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos", diz um trecho da carta indígena. A promessa será cumprida caso seja confirmado o despejo dos manifestantes, após liminar concedida na semana passada, da Fazenda Cambará, onde estão acampados, à margem do Rio Joguico, em Iguatemi, divisa com o Paraguai, no Mato Grosso do Sul.

A determinação judicial é do juiz federal Henrique Bonachela, que fixou multa de R$ 500,00/dia, por descumprimento da ordem. A Funai informou que não pode desobedecer ordem do magistrado e a tensão aumentou no acampamento, instalado na fazenda há quase um ano. Soldados da Força Nacional e agentes da Polícia Federal, acompanham a movimentação, como observadores e atentos para atuar em qualquer emergência. O Cimi distribuir nota afirmando que a situação no local é "gravíssima".

Acompanhe tudo sobre:IndígenasJustiçaMato Grosso do Sul

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP