Greve: a paralisação foi decidida em assembleias após ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 29 de maio de 2023 às 07h45.
Última atualização em 29 de maio de 2023 às 10h27.
Passageiros que utilizam transporte coletivo na capita paulista foram surpreendidos nesta manhã de segunda-feira, 29, com a falta de ônibus em diversos bairros da cidade. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), o início da operação apresentou atraso em nove concessionárias do sistema e a circulação já foi normalizada.
Nas redes sociais, há relatos desde a madrugada, principalmente de quem mora nas zonas norte e sul da cidade, embora outras regiões também estejam sendo afetadas pela paralisação.
A SPTrans afirma que solicitou apoio do policiamento nas garagens e irá registrar um boletim de ocorrência para que os envolvidos na interrupção de serviço essencial à população sejam responsabilizados, além de estar aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas às concessionárias.
"A SPTrans lamenta os atrasos praticados, sem respeitar o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada à população e ao órgão gestor de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população desde as 3h desta segunda-feira”, afirmou em nota.
De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) a paralisação foi decidida em assembleias após ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas. Os trabalhadores afirmam que o sindicato não sinalizou qualquer intenção de contribuir para um acordo.
- Grajaú - Zona Sul
- MobiBrasil - Zona Sul
- Transppass - Zona Oeste
- Viação Campo Belo - Zona Sul
- KBPX - Zona Sul
- Metrópole 3 - Zona Leste
- Santa Brígida - Zona Norte
- Gato Preto - Zona Oeste
- Sambaíba - Zona Norte