Brasil

Greve de aeronautas no Peru pode afetar voos durante a Copa

Líder disse que estratégia dos trabalhadores peruanos é atingir a Copa no Brasil: “isso poderá ocasionar tanto o atraso, como o cancelamento de voos”


	Latam: greve no período da Copa “sem dúvida, irá refletir na LAN [empresa chilena de aviação com filial no Peru] e na TAM [que se associou à empresa chilena]"
 (Divulgação/Latam)

Latam: greve no período da Copa “sem dúvida, irá refletir na LAN [empresa chilena de aviação com filial no Peru] e na TAM [que se associou à empresa chilena]" (Divulgação/Latam)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 15h54.

Rio de Janeiro - Uma assembleia que vai definir a realização de greve por aeronautas e aeroviários do Peru, marcada para o próximo dia 23, poderá afetar o funcionamento da aviação civil no Brasil durante a Copa do Mundo.

O alerta foi dado hoje (21), em entrevista à Agência Brasil, pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Sérgio de Almeida Dias.

Dias informou que os sindicatos dos aeronautas e aeroviários do Peru estão se mobilizando para deflagrar uma greve no período da Copa que, “sem dúvida, irá refletir na LAN [empresa chilena de aviação com filial no Peru] e na TAM [que se associou à empresa chilena]. Estarão presentes na assembleia representantes dos sindicatos do setor de todos os países onde a LAN opera, para definir isso”.

Ele disse que a estratégia dos trabalhadores peruanos é atingir a Copa no Brasil. “Isso poderá ocasionar tanto o atraso, como o cancelamento de voos”, explicou.

Caso a greve seja deflagrada no Peru, os aeroviários e aeronautas brasileiros, irão decidir se aderem ou não ao movimento.

Segundo ele, as principais preocupações dos trabalhadores nacionais do setor, no momento, são a convenção coletiva de táxi aéreo de aeronautas e aeroviários e a convenção coletiva de aeroviários, que ainda não foram fechadas.

“Isso é o que está causando maior transtorno para ambas as categorias”, sinalizou.

Na semana que vem, os trabalhadores participarão de uma audiência de mediação na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAviaçãoCopa do MundoEsportesFutebolGrevesPeruSetor de transporte

Mais de Brasil

X, antigo Twitter, tem volta gradual no Brasil após decisão do STF

CCJ da Câmara aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

Horário eleitoral na TV e no rádio será retomado nesta semana nas 52 cidades que terão 2º turno