Brasil

'Grande Perigo': onda de calor pode trazer riscos à saúde; veja previsão

Inmet lançou cinco alertas no mapa do Brasil, quatro deles são para tempo instável e o outro de temperaturas elevadas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de março de 2025 às 07h34.

As altas temperaturas devem representar "grande perigo" nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da onda de calor intensa prevista para esta quinta-feira, avisos de chuvas fortes estão espalhados por ao menos 12 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Alertas para esta quinta-feira

A onda de calor, que vai atingir Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, vai apresentar grande risco à saúde, segundo o Inmet. A condição é caracteriza pela temperatura 5ºC acima da média por mais de cinco dias.

Nas regiões Norte, Nordeste, e Centro-Oeste, três avisos de chuvas intensas atingem ao menos 12 estados. Dois deles, na escala de "Perigo Potencial", indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Já um alerta laranja, de "Perigo", indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h. O aviso deve atingir os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, e Amapá.

O Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Acompanhe tudo sobre:Calor

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta