Brasil

Grande ciclone extratropical provoca ventania no Sudeste do Brasil; veja os cuidados em caso de ventanias e ressacas

Em razão disso, a Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca no litoral da região Sudeste válido até as 21h da próxima sexta-feira, 19

Ciclone: De Ilhabela, no litoral de São Paulo, até Linhares, no Espírito Santo, há condições para ondas entre 2,5 e 3 metros (iStock/Thinkstock)

Ciclone: De Ilhabela, no litoral de São Paulo, até Linhares, no Espírito Santo, há condições para ondas entre 2,5 e 3 metros (iStock/Thinkstock)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 17 de maio de 2023 às 11h37.

Um grande ciclone extratropical se desloca sobre o oceano na costa do Sudeste, influenciando na condição climática da região a partir desta quarta-feira, 17. De acordo com a Climatempo, embora o sistema tenda a se afastar do País, ele provoca ventos fortes sobre a superfície oceânica, que também deixam o mar agitado. Em razão disso, a Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca no litoral da região Sudeste válido até as 21h da próxima sexta-feira, 19.

"De Ilhabela, no litoral de São Paulo, até Linhares, no Espírito Santo, há condições para ondas entre 2,5 e 3 metros", afirma a empresa brasileira de meteorologia. Também foi emitido alerta da Marinha do Brasil para a possibilidade de vento forte na área costeira entre Maricá, no Rio De Janeiro, até Vitória, no Espírito Santo. Neste caso, o informe é válido até as 21h desta quinta-feira, 18.

Plataformas da Petrobras

Desde a tarde de terça-feira, 16, as plataformas de petróleo da Petrobras localizadas na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, começaram a registrar fortes rajadas de vento provocadas pelo ciclone extratropical.

Segundo a Climatempo, as rajadas mais intensas ocorrem na plataforma Albacora, onde atingiram velocidade entre 60 km/h e 80 km/h. Desde a madrugada desta quarta-feira, porém, a ventania está ainda mais forte, com rajadas frequentes entre 70 e 85 km/h. Por volta de 0h30, no entanto, uma rajada chegou aos 92 km/h e por volta da 1h da madrugada, outra rajada chegou aos 103 km/h.

De acordo com a empresa brasileira de meteorologia, para o litoral norte do Rio de Janeiro e região dos Lagos, a previsão é de rajadas de 50 a 65 km/h.

A Climatempo alerta ainda que a maior parte das nuvens deste ciclone fica sobre o mar, mas algumas delas chegam até a costa, podendo causar pancadas de chuva. "É o que está previsto para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mas a chuva que ocorrer será de pouca intensidade e não há motivo para alertas", projeta a empresa brasileira de meteorologia.

Veja os cuidados em caso de ventanias e ressacas:

  • Não fique em locais abertos, embaixo de árvores ou coberturas metálicas.
  • Evite esporte ao ar livre.
  • Não passe sob cabos elétricos, andaimes e escadas.
  • Feche portas e janelas da residência. Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem em caso de algum vidro quebrar.
  • Feche o registro de gás.
  • Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair.
  • Se faltar energia, cuidado com uso de velas.
  • Tire todos os aparelhos elétricos da tomada, em caso de falta de energia.
  • Crianças e idosos, principalmente, devem ser mantidos bem agasalhados.
  • Animais de estimação também devem ser protegidos do frio.
  • Com relação aos moradores em situação de rua, a orientação é que a pessoa ligue para o número 199.
  • As pessoas devem terminantemente evitar rochas na praia para observar a agitação do mar.
  • As águas, em alguns pontos, podem extrapolar a faixa de areia e adentrar ruas próximas da praia.
  • Há perigo de naufrágio para pequenas ou médias embarcações que se aventurarem.
Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasSudeste

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar