Esplanada dos Ministérios, em Brasília: governador quer estimular transporte coletivo (Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2011 às 16h01.
Brasília - Até o início da Copa do Mundo, em 2014, a Esplanada dos Ministérios do Distrito Federal poderá ter um estacionamento subterrâneo que abrangerá todo o gramado central entre a rodoviária e o Congresso Nacional. A obra foi discutida hoje (13) entre os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e do Senado, José Sarney (PMDB-DF), com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
O governador ressaltou que até setembro pretende lançar o edital para começar o processo de construção do estacionamento que contaria também com comércios específicos. O objetivo, segundo ele, é integrar todos os ministérios da Esplanada e o Congresso nesse local e usar transportes públicos para facilitar o trânsito.
Agnelo Queiroz disse que a ideia é desestimular o transporte individual, uma vez que o estacionamento subterrâneo estaria integrado a transportes coletivos como o metrô, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e os transportes rodoviários. Por outro lado, ele também destacou que todo projeto será executado por parceria público-privada (PPP), sem qualquer aporte do governo federal ou do governo do Distrito Federal. Ele acrescentou que a empresa responsável pela obra poderá explorar o estacionamento pago.
Sobre as obras no Estádio Mané Garrinha para a Copa do Mundo de 2014, Agnelo disse que 33% das obras concluídas será “um espaço multiuso, um centro esportivo, cultural e comercial para Brasília que é uma necessidade hoje. Será o único estádio com certificação platinum no mundo, ou seja, uma ecoarena, o que nenhum estádio do mundo tem”.