Brasil

Gramado da Esplanada pode ter estacionamento até a Copa

Edital para iniciar o processo de construção deve sair até setembro

Esplanada dos Ministérios, em Brasília: governador quer estimular transporte coletivo (Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons)

Esplanada dos Ministérios, em Brasília: governador quer estimular transporte coletivo (Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 16h01.

Brasília - Até o início da Copa do Mundo, em 2014, a Esplanada dos Ministérios do Distrito Federal poderá ter um estacionamento subterrâneo que abrangerá todo o gramado central entre a rodoviária e o Congresso Nacional. A obra foi discutida hoje (13) entre os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e do Senado, José Sarney (PMDB-DF), com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

O governador ressaltou que até setembro pretende lançar o edital para começar o processo de construção do estacionamento que contaria também com comércios específicos. O objetivo, segundo ele, é integrar todos os ministérios da Esplanada e o Congresso nesse local e usar transportes públicos para facilitar o trânsito.

Agnelo Queiroz disse que a ideia é desestimular o transporte individual, uma vez que o estacionamento subterrâneo estaria integrado a transportes coletivos como o metrô, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e os transportes rodoviários. Por outro lado, ele também destacou que todo projeto será executado por parceria público-privada (PPP), sem qualquer aporte do governo federal ou do governo do Distrito Federal. Ele acrescentou que a empresa responsável pela obra poderá explorar o estacionamento pago.

Sobre as obras no Estádio Mané Garrinha para a Copa do Mundo de 2014, Agnelo disse que 33% das obras concluídas será “um espaço multiuso, um centro esportivo, cultural e comercial para Brasília que é uma necessidade hoje. Será o único estádio com certificação platinum no mundo, ou seja, uma ecoarena, o que nenhum estádio do mundo tem”.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliacidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolInfraestrutura

Mais de Brasil

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva