Brasil

Governos pedirão R$ 20 bilhões por desastre da Samarco

Os governos federal e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo entrarão com uma ação civil pública de reparação de danos contra Vale, BHP Billiton e Samarco


	Barragens que se romperam da mineradora Samarco: recursos serão aplicados em um fundo que será criado para recuperação ambiental do vale do Rio Doce
 (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)

Barragens que se romperam da mineradora Samarco: recursos serão aplicados em um fundo que será criado para recuperação ambiental do vale do Rio Doce (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2015 às 18h00.

Brasília - Os governos federal e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo vão entrar na segunda-feira com uma ação civil pública de reparação de danos no valor de 20 bilhões de reais contra as mineradoras Vale, BHP Billiton e Samarco para a compensação pelo rompimento de uma barragem de rejeitos em Mariana (MG), informou nesta sexta-feira a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Os recursos serão aplicados em um fundo que será criado para recuperação ambiental do vale do Rio Doce, sem administração do poder público, disse a ministra. O governo estima que os recursos do fundo serão usados ao longo de 10 anos.

O rompimento em 5 de novembro da barragem da mineradora Samarco, joint venture formada pela anglo-australiana BHP Billiton e pela Vale, deixou ao menos 13 mortos e derramou uma lama espessa com rejeitos de mineração que atingiu rios, cidades e chegou ao mar no Espírito Santo.

A Vale e sua sócia BHP também anunciaram que vão criar um fundo voluntário e sem fins lucrativos, com a Samarco, para resgatar e recuperar o Rio Doce e seus afluentes, duramente atingidos pelos rejeitos.

Texto atualizado às 18h59

Acompanhe tudo sobre:BHP BillitonEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEspírito SantoGovernoMinas GeraisMineraçãoSamarcoSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasVale

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura