Brasil

Governo vai antecipar Bolsa Família em cidades atingidas pela chuva

Dilma Rousseff anunciou a ajuda para as cidades fluminenses; presidente destacou importância de uma política de habitação para acabar com o problema

Dilma Rousseff visita áreas atingidas pelas chuvas em Nova Friburgo (Valter Campanato/ABr)

Dilma Rousseff visita áreas atingidas pelas chuvas em Nova Friburgo (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 13h36.

Brasília – O governo federal vai antecipar o pagamento do benefício do Bolsa Família e do aluguel social (beneficío que a família recebe para custear outra casa) aos moradores das cidades fluminenses atingidas pelas chuvas dos últimos dias. O anúncio foi feito há pouco pela presidenta, Dilma Rousseff, após sobrevoar os municípios da região serrana do Rio de Janeiro.

”Nós vamos atender os desabrigados, os 5 mil, com algumas medidas. Uma delas é o aluguel social, a outra, estamos antecipando o Bolsa Família e o benefício da prestação continuada. Essa é uma ação específica para esse momento”, disse a presidenta.

Dilma ressaltou, no entanto, que, para acabar com os problemas de deslizamentos e alagamentos nas áreas urbanas, será preciso colocar em prática uma política de habitação. “Temos que ter uma política de habitação no país. A última que tivemos foi na época do BNH [Banco Nacional de Habitação]. Depois, agora no governo do presidente Lula, fizemos o Minha Casa, Minha Vida e continuarei com o Minha Casa, Minha Vida 2”, disse.

“Não há como resolver o problema de retirar as pessoas se não der moradia”, pontuou a presidenta.

Ao lado da presidenta, o governador Sérgio Cabral fez um apelo para que as prefeituras proíbam a construção de casas em áreas de risco. “Aqui não pode construir. É duro dizer isso, mas tem que dizer”, afirmou.

Dilma negou que as Forças Armadas irão trabalhar na reconstrução das cidades afetadas, pois, segundo a presidenta, o país dispõe de empresas capazes de atuar nessa situação.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolsa famíliacidades-brasileirasDados de BrasilDesastres naturaisDilma RousseffEnchentesMetrópoles globaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRio de Janeiro

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais