Brasil

Governo tem leque de aliança confortável, diz Mercadante

De acordo com o ministro da Educação, o PT tem as siglas "mais importantes do País"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 17h51.

São Paulo - Desde a intensificação da aparição na cena política do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, cotado como candidato a presidente da República em 2014, o governo federal tem sido questionado sobre a possibilidade de o partido deixar a base aliada ainda neste ano.

Em evento em São Paulo, nesta segunda-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi indagado sobre se a saída da legenda enfraqueceria o projeto do PT.

"Nós temos hoje um leque de alianças bastante confortável, seja dos votos no Congresso, seja do apoio a 2014", respondeu. De acordo com Mercadante, o PT tem as siglas "mais importantes do País".

Em declarações anteriores, Mercadante afirmou que vem de um tempo em "que a gente sabia que era indispensável a aliança para dar sustentação a esse projeto popular".

Poucos dias depois da afirmação, Campos disse: "Nunca fomos e nem vamos ser sublegenda de absolutamente ninguém". Nesta segunda-feira, o ministro da Educação disse que o PT está seguro para a disputa presidencial, ainda que seja com algum adversário da atual base aliada.

"Não há nenhuma dificuldade do nosso ponto de vista. A presidenta Dilma hoje está numa das melhores posições políticas que nós já tivemos desde 2002. Estamos muito seguros do projeto para 2014", declarou, complementando: "Se alguém quiser trilhar o caminho próprio, é um direito democrático, e nós vamos disputar, democraticamente".

Mercadante lembrou que o PSB rivalizou com o PT na disputa pela presidência em 2002, quando lançou o nome do atual deputado Anthony Garotinho (PSB-RJ). "O PT respeita todos os seus aliados, nós achamos que é um direito legítimo de qualquer um pleitear qualquer cargo."

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Partidos políticosPolítica no BrasilPSB – Partido Socialista BrasileiroPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral