Brasil

Governo sofre derrota em votação de socorro a estados

Deputados tiraram do projeto a exigência de que os estados aumentem em 14% o imposto previdenciário dos servidores estaduais

Câmara: ainda faltam outros destaques para análise dos deputados (Ueslei Marcelino/Reuters)

Câmara: ainda faltam outros destaques para análise dos deputados (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de abril de 2017 às 09h53.

A Câmara dos Deputados aprovou destaque ao projeto de socorro fiscal para Estados super endividados que retira a exigência de os entes participantes do regime de recuperação fiscal aumentarem para 14 por cento a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais, impondo uma derrota ao governo.

Eram necessários ao menos 257 votos para a derrubada do destaque apresentado pelo partido Solidariedade e manutenção do texto original do relator, deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), mas a base governista obteve 241 votos, placar insuficiente para manter a contrapartida, informou a Agência Câmara Notícias na noite de terça-feira.

A elevação da alíquota atingiria servidores dos Estados que aderirem ao regime de recuperação fiscal e dependeria de projeto de lei a ser votado pela respectiva Assembleia Legislativa.

Essa era uma das diversas contrapartidas exigidas dos entes federados em troca do socorro financeiro do governo federal.

Entre outras contrapartidas exigidas estão a privatização de estatais nos setores financeiro, de energia, de saneamento e outros, além da redução de incentivos tributários e adoção, pelos Estados que optarem pelo regime de recuperação fiscal, de um regime próprio de Previdência.

Ainda faltam outros destaques para análise dos deputados, mas o projeto só deve voltar a ser debatido no plenário da Câmara na próxima semana, uma vez que entrará na pauta da Casa nesta quarta-feira o projeto de lei da reforma trabalhista.

Antes de derrubarem o aumento na contribuição dos servidores estaduais, os deputados rejeitaram outros dois destaques que também tratavam da exclusão de algumas contrapartidas.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEstados brasileiros

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças