Brasil

Governo revoga medalha Princesa Isabel e institui Prêmio Luiz Gama

Homenagem será concedida pelo Ministério dos Direitos Humanos bienalmente, segundo o decreto desta segunda-feira

Congresso terá como desafio a aprovação da reforma tributária e do novo arcabouço fiscal (EBC/Reprodução)

Congresso terá como desafio a aprovação da reforma tributária e do novo arcabouço fiscal (EBC/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de abril de 2023 às 17h12.

O Ministério do Direitos Humanos revogou a 'Ordem de Mérito Princesa Isabel', criada em dezembro de 2022 no final do governo Bolsonaro (PL), e institui uma nova homenagem, o Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

Segundo o Decreto nº 11.463, o prêmio "será concedido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania a pessoas físicas ou jurídicas de direito privado cujos trabalhos ou ações mereçam destaque especial nas áreas de promoção e de defesa dos direitos humanos no País". Ainda de acordo com o texto, a homenagem será concedida bienalmente em anos pares.

Os critérios e ações necessárias para a concessão do prêmio ainda serão definidos pelo Ministério dos Direitos Humanos, segundo o decreto.

A Ordem de Mérito instituida por Bolsonaro fazia referência a herdeira do imperador Dom Pedro II, responsável por assinar a Lei Auréa, que colocou fim a escravidão em maio de 1888.

Quem foi Luiz Gama?

Jornalista, escrito e advogado, Luiz Gama foi uma das principais figuras negras da luta contra a escravidão. Em 2018, foi declarado Patrono da Abolição da Escravidão pelo ex-presidente Michel Temer (PMDB).

— Não se trata de afirmar que uma pessoa branca não possa integrar a luta antirracista, mas de reafirmar o símbolo vital que envolve essa substituição: o reconhecimento de um homem negro abolicionista enquanto defensor dos direitos humanos — disse a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Oliveira

Acompanhe tudo sobre:GovernoDireitos HumanosMinistério dos Diretos Humanos e Cidadania

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP