Brasil

Governo regulamenta entrada do Brasil na OIM

Governo federal publicou decreto que aprova ingresso do Brasil na Organização Internacional para as Migrações (OIM)

Migrantes haitianos: a OIM tem como objetivos defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes (Marcello Casal Jr./ABr)

Migrantes haitianos: a OIM tem como objetivos defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 10h36.

Brasília - O governo federal publicou na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União decreto que promulga a Resolução nº 1.105. O texto aprova a Constituição da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o ingresso do Brasil na organização. O decreto foi assinado na sexta-feira (6) pelo então presidente em exercício, Michel Temer.

O texto explica que a Resolução nº 1.105 foi adotada em 30 de novembro de 2004 e aprovada pelo Congresso Nacional brasileiro em outubro de 2011. Em junho de 2012, o governo brasileiro emitiu, ao diretor-geral da OIM, o instrumento de adesão à organização internacional.

A OIM tem como objetivos defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes. Em abril deste ano, o governo federal também anunciou parceria com a organização para consolidar dados das rotas usadas pelos haitianos que entram ilegalmente no país, assim como os riscos a que são submetidos.

De acordo com a conclusão de um estudo divulgado em outubro de 2012 pela OIM, a crise internacional, que atingiu principalmente os países da zona do euro, também aumentou a procura de europeus pela América Latina e pelo Caribe. O documento mostra que 107 mil europeus deixaram o continente, no período de 2008 a 2009.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCaribeGovernoImigraçãoMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosZona do Euro

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil