Brasil

Governo reconhece situação de emergência e calamidade em SC

Dois homens morreram, 120 pessoas foram hospitalizadas, mais de 300 receberam atendimento médico e mais de mil estão desabrigadas após a passagem de um tornado


	Estragos: o estado pode agora solicitar recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução
 (Divulgação/Defesa Civil de Santa Cataria)

Estragos: o estado pode agora solicitar recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução (Divulgação/Defesa Civil de Santa Cataria)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2015 às 12h20.

Brasília - O Ministério da Integração Nacional publicou hoje (23) no Diário Oficial da União as portarias que reconhecem estado de calamidade pública em Xanxerê (SC) e situação de emergência em Ponte Serrada (SC). Os municípios foram atingidos por um tornado na última segunda-feira (20).

De acordo com a pasta, a situação de emergência consiste numa situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público.

No caso do estado de calamidade pública, o comprometimento da capacidade de resposta é considerado substancial.

O reconhecimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública, por meio de decreto, permite ao ente atingido (estado ou município) solicitar recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Até o momento, 200 homens e mulheres do Exército foram mobilizados para auxiliar a desobstrução de estradas e de vias próximas aos escombros deixados pelo tornado. A tropa também distribui kits dormitório, de limpeza e de higiene às famílias atingidas.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, dois homens morreram, 120 pessoas foram hospitalizadas, mais de 300 receberam atendimento médico e mais de mil estão desabrigadas, totalizando 10 mil afetados. Além disso, 2,6 mil imóveis foram danificados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a velocidade dos ventos na região catarinense atingida pelo tornado pode ter alcançado 250 quilômetros por hora.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisSanta CatarinaTornados

Mais de Brasil

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula