Brasil

Governo quer levar debate sobre royalties para Senado

Atualmente, a Câmara avalia um projeto que inclui o sistema de partilha, o fundo social e os royalties

Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff na 1ª produção de óleo do pré-sal (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff na 1ª produção de óleo do pré-sal (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 18h37.

O Planalto tentará transferir da Câmara para o Senado o debate sobre a distribuição de royalties do petróleo. Atualmente, a Câmara avalia um projeto que inclui o sistema de partilha, o fundo social e os royalties. Já no Senado tramita outra proposta sobre os royalties. A ideia do governo é que, levando a discussão sobre esse ponto polêmico do marco do setor para o Senado, os deputados possam avançar na questão da partilha e do fundo.

A proposta de levar o debate dos royalties para o Senado foi apresentada hoje pelo líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), na reunião do conselho político, no Planalto. O tema divide os chamados Estados produtores - Rio de Janeiro e Espírito Santo, principalmente - com outras unidades da Federação. 

Os "produtores" reclamam que vão perder receita. "Vamos tentar a partir da próxima semana nos debruçar sobre esta matéria", disse Jucá. "É uma forma de ajustar o texto para que ele faça justiça com o Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas que dê condições para que todos os estados possam receber royalties."

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), disse que a proposta apresentada por Jucá é uma "alternativa para o diálogo". "Esta solução que o Jucá deu foi boa porque nós podemos chegar a um acordo para retirarmos a parte dos royalties na Câmara e aprovar a partilha e o fundo", afirmou. "Eu não tenho nenhuma ilusão que isso possa acontecer, mas estou dizendo que acho que é uma alternativa para o diálogo."

Acompanhe tudo sobre:PetróleoEnergiaCongressoPré-sal

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha