Brasil

Governo quer incluir vacina anticovid em cobertura obrigatória de planos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz que a medida abre caminho para que o SUS seja ressarcido pelas doses aplicadas em usuários

 (Eduardo Frazão/Exame)

(Eduardo Frazão/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de julho de 2021 às 11h58.

O Ministério da Saúde enviou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício pedindo que o órgão regulador dos planos de saúde avalie a inclusão das vacinas contra covid-19 no rol de coberturas obrigatórias das operadoras.

O teor do documento foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pelo Ministério da Saúde ao Estadão/Broadcast. A pasta não deu mais detalhes da medida.

À Folha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a medida abre caminho para que o SUS seja ressarcido pelas doses aplicadas em usuários que contam com cobertura de planos de saúde.

Além disso, a inclusão das vacinas no rol de coberturas permitiria que os próprios planos de saúde passassem a ofertar a imunização contra a doença. No momento, porém, o ministro reconheceu que as operadoras não conseguem adquirir doses de vacina porque há escassez de oferta, e os laboratórios não estão abrindo negociações com a iniciativa privada.

Hoje, o rol de procedimentos de cobertura obrigatória nos planos de saúde não inclui nenhuma vacina. A estratégia de vacinação é concentrada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e em clínicas privadas.

A reportagem procurou a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), mas não teve resposta até a publicação deste texto.

Acompanhe tudo sobre:Planos de saúdeMinistério da SaúdeCoronavírusvacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'