Brasil

Governo quer baixar a tributação de tablets no Brasil

Uma das propostas é que esses produtos sejam enquadrados como computadores

Se a proposta for implementada, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado na fabricação cai de 15% para 3% (Justin Sullivan/AFP)

Se a proposta for implementada, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado na fabricação cai de 15% para 3% (Justin Sullivan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2011 às 19h38.

Brasília  - O governo atua em duas frentes para desonerar a tributação de tablets no Brasil. Uma está sendo feita no âmbito da Receita Federal, de modo que esses equipamentos sejam enquadrados como computadores, por meio de uma resolução. O Ministério das Comunicações, nos bastidores, tem defendido essa alteração na norma, mas cabe à Receita o poder de decisão sobre essa mudança na legislação. Procurada, a Receita não se manifestou.

Outra estratégia está sendo desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que colocou em consulta pública uma proposta de desoneração de impostos para tablets fabricados no País, nos mesmos moldes dos benefícios já concedidos para a fabricação de computadores pessoais, por meio da inclusão desses equipamentos no Processo Produtivo Básico (PPB).

Se a proposta for implementada, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado na fabricação cai de 15% para 3% e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para São Paulo, por exemplo, cai de 18% para 7%. A classificação imputada aos tablets seria "microcomputador portátil, sem teclado físico, com tela sensível ao toque". Estima-se que o total dos benefícios faria com que os preços dos tablets caíssem até 31%. O texto estará em consulta pública até 15 de abril.

Desde que assumiu o cargo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, tem destacado o desejo da presidente Dilma Rousseff de difundir o uso desses equipamentos no País e sinalizou que, com os benefícios fiscais, os tablets poderão ser vendidos no Brasil por cerca de R$ 500.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosIncentivos fiscaisTablets

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026