Brasil

Governo publica lei que cria Programa de Proteção ao Emprego

A medida busca desestimular demissões nas empresas que estão em dificuldades financeiras por causa da crise

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2015 às 10h03.

Brasília - O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20) traz publicada a Lei 13.189/2015, que cria o Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

Sancionada ontem pela presidente Dilma Rousseff, a medida busca desestimular demissões nas empresas que estão em dificuldades financeiras por causa da crise.

Lançado em julho por Medida Provisória e aprovado no fim de outubro pelo Congresso, o programa já conta com 33 adesões, poupando o emprego de 30.368 trabalhadores, segundo o governo.

A maioria das empresas participantes estão em São Paulo e são do setor automotivo e metalúrgico. Há outros 42 pedidos de adesão em análise.

Pelo programa, as empresas estão autorizadas a reduzir a jornada de trabalho e os salários dos empregados em tempos de crise ou de queda expressiva de produção.

A adesão ao PPE pode ser feita até 31 de dezembro de 2016, e o prazo máximo de permanência no programa é de 24 meses, respeitada a data de extinção do programa, que é 31 de dezembro de 2017.

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDesempregoDilma RousseffDireitos trabalhistasEmpregosgestao-de-negociosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula sanciona lei que cria cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

Congresso deve votar Orçamento até dezembro e espera liberação de emendas para os próximos dias

Inmet mantém alerta de deslizamentos na Bahia; tempestades chegam ao Centro-Oeste e Sul