Brasil

Governo prepara portaria para processo de terras indígenas

Ministério da Justiça a atuará como revisor e mediador em novos processos de demarcação de terras indígenas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 13h28.

Brasília - O governo prepara uma portaria para autorizar o Ministério da Justiça a atuar como revisor e mediador em novos processos de demarcação de terras indígenas, afirmou o ministro José Eduardo Cardozo.

Um minuta dessa portaria será encaminhada a lideranças e povos indígenas e a parlamentares para ser debatida a partir da segunda-feira, afirmou o ministro da Justiça.

"A ideia é dar uma nova situação procedimental para as demarcações de terras indígenas que respeite o protagonismo da Funai, que respeite o direito daqueles que estão querendo impugnar a demarcação, para que possam ter mais informações e apresentar sua defesa", explicou Cardozo.

Ao ser questionado se a medida reduz os poderes da Funai, o ministro disse que "é ela (a Funai) que tem legalmente a missão de ser a condutora do processo". "Porém, nós vamos criar instâncias de conciliação, instâncias de revisão que possam realmente evitar a litigiosidade que hoje existe em larga medida no processo de demarcação", disse.

A demarcação de terras indígenas é historicamente marcada por conflitos no campo, que muitas vezes resultam em mortes. No âmbito jurídico, o polêmico tema também é foco de embates.

A questão já resultou, inclusive, na invasão do plenário da Câmara dos Deputados em abril deste ano. Representantes de diversas etnias indígenas ocuparam o plenário em protesto a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere para o Legislativo a prerrogativa de demarcar terras indígenas, quilombolas e reservas ambientais.

A PEC aguarda votação em uma comissão especial da Câmara, e ainda terá de passar por votações em dois turnos nos plenários da Câmara e do Senado para ter validade.

Acompanhe tudo sobre:GovernoIndígenasMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas